Flamengo foi alvo de 182 ações nos Juizados Especiais do TJ-RJ em 2023
O Flamengo foi o clube do Rio de Janeiro que respondeu ao maior número de ações no Tribunal de Justiça (TJRJ) em 2023. De acordo com levantamento do tribunal, foram 182 ações nos juizados especiais cíveis no ano passado. O Rubro-Negro superou Vasco, Fluminense e Botafogo por ampla margem. Em geral, as ações são de baixa complexidade e resolvidas rapidamente.
O Fluminense, que é co-administrador do Maracanã com o Flamengo, ficou em segundo lugar na contagem de processos no TJRJ. O tricolor foi alvo de 69 processos. O Botafogo ficou com a terceira posição, já que foi alvo de 55 ações cíveis. Não foi divulgado o número de processos impetrados contra o Vasco.
➕Clubes brasileiros articulam calendário de 2025; Super Mundial preocupa
Levando em conta que o ano tem 365 dias, o Flamengo foi alvo de um processo a cada dois dias. Porém, como a justiça estadual não funciona em todos os anos do ano, a frequência de processos impetrados é ainda maior. As informações foram primeiramente publicadas pelo colunista de O Globo, Ancelmo Goes.
Flamengo resolveu mais de 700 processos trabalhistas em 13 anos
A relação do Flamengo com a justiça brasileira é antiga. Como parte da sua reestruturação administrativa e financeira, o Rubro-Negro precisou enfrentar mais de 700 ações trabalhistas, frutos do caos gerencial que o clube vivia até 2013.
O Fla gastava até 15% das suas receitas apenas com pagamentos de demandas de ex-funcionários. Penhoras de rendas de jogos eram comuns. O clube hoje está completamente organizado. No balanço de 2023, por exemplo, não consta a linha pagamento de ações judiciais.