Flamengo aposta alto em 8 joias da base, revela coordenador

20/11/2023, 16:55
Helio Fleischhauer, coordenador do PDI do Flamengo, revela como funciona trabalho com joias da base e projeta Adidas Cup

O Flamengo é um verdadeiro celeiro de joias no futebol. Nos últimos anos, o clube revelou craques que já ganharam o mundo. Por ser referência da base do Brasil, o Rubro-Negro implantou o projeto PDI em 2021. A ferramenta se tornou fundamental na formação de jogadores.

Nesta segunda-feira (20), a FlaTV entrevistou o coordenador do Plano de Desenvolvimento Individual do clube. Helio Fleischhauer explicou minuciosamente como funciona esse projeto pioneiro do Flamengo. O foco do PDI é em até oito atletas, do sub-15 ao sub-20.

Leia mais: Lorran entra e Brasil vai às quartas da Copa do Mundo Sub-17

“O Flamengo atende de cinco a oito atletas do sub-15, 16, 17 e sub-20. São jogadores de projeção do clube, para chegarem ao profissional e depois serem negociados. É um trabalho de quatro pilares: técnica, física, tática e mental”, iniciou Helio.

O coordenador do PDI revela como funciona a rotina desses atletas.

“Esses meninos chegam por volta das 7h, dependendo da categoria. Vão ao vestiário, tomam café da manhã e fazem um pré-treino de 20 minutos na academia. Só após isso eles vão para o campo. Depois eles tomam banho, almoçam e disponibilizamos alguns quartos no Ninho. O horário do PDI é após 13h. Logo depois, eles estão liberados para ir à escola”, explica.

O profissional chegou ao clube em junho de 2022. Inicialmente, Helio foi designado a trabalhar com jovens do sub-15 até o sub-20. Mas no Plano de Desenvolvimento Individual, o coordenador ampliou sua área de atuação.

“Quando começamos em 2021, com o Gilberto, esse trabalho era voltado do sub-15 ao sub-20. Mas esse ano começamos fazendo do sub-11 ao sub-14. Só que diferente de ser individual, fazemos dividindo os grupos. Por exemplo, o sub-11 tem entre 30 a 35 atletas. Uma vez por semana a gente divide esse grupo, e separamos uma hora e meia para cada”.

Desafios do PDI e o trabalho mental nos Garotos do Ninho

Em seguida, Helio Fleischhauer comentou sobre os desafios de trabalhar com uma ferramenta tão importante para o clube atualmente.

“Muitos me perguntam se é achismo escolher os jogadores de projeção. Eu tomo o maior cuidado para falar sobre isso. Entendo que todos os atletas do Flamengo são de projeção, mas alguns estão mais preparados nesse momento do que outros. Mas a parte técnica para chegar no dia do jogo, acho que é a questão mais complicada”, inicia.

Helio completa explicando sobre como funciona o trabalho mental nos Garotos do Ninho. No profissional, a diretoria adotou um posicionamento convicto em não contratar psicólogas para os atletas. Mas na base, isso é diferente. Os jovens fazem atividades individuais e também em grupo com terapeutas.

“Na parte mental, temos a psicóloga da categoria, que é responsável por fazer esse trabalho. Fazemos individualmente ou em grupos, como duplas e trios. Todos os pilares são realmente fundamentais para chegar no profissional da melhor maneira possível”.

Adidas Cup 2023

E depois do sucesso na última temporada, a Adidas Cup retorna ao CT Ninho do Urubu neste ano. Essa competição de base é realizada pelo Flamengo com intuito de internacionalizar a marca, mas principalmente, promover o contato dos jovens com equipes do exterior desde cedo. Helio Fleischhauer deu detalhes sobre a nova edição e projetou o desempenho do Mais Querido.

“A expectativa é a melhor possível. Fazemos reuniões semanais, com certeza será melhor do que a do ano passado. Estamos brigando pelo título, dentro da nossa casa e com nossa estrutura. […] Recebemos e-mails todos os dias para participar. Nesse ano, teremos o nosso sub-16 e sub-16. Orlando City, Midtjylland, Atlético Nacional, Arsenal, Santos Laguna, Colo-Colo, Cerro Porteño e São Paulo também vão participar”, disse.

O torneio está marcado para acontecer entre os dias 11 e 17 de dezembro, no Ninho. Todos os jogos serão transmitidos simultaneamente pela FlaTV. Em 2022, primeiro ano da Adidas Cup, o Flamengo foi o campeão derrotando Colo-Colo, Atlético-MG e Arsenal.


Partilha