Flamengo conhece datas e horários de jogos na Champions League das Américas; veja tabela
A Champions League das Américas (BCLA), principal competição de basquete da América do Sul, divulgou a tabela detalhada da primeira fase. Assim, o Flamengo já sabe toda da trajetória que precisará enfrentar para chegar em mais um playoff de torneio continental.
A primeira fase da BCLA será disputada entre os dias 13 de dezembro e 12 de fevereiro de 2024. A competição tem 12 clubes divididos em quatro grupos, sendo que os dois melhores de cada grupo avançar de fase. O Flamengo está no Grupo C, ao lado de Boca Juniors-ARG e Hebraica Macabi-URU, e vai estrear em casa.
Leia mais: David Luiz e Allan desfalcam o Flamengo contra o Bragantino
Vale destacar que a fase de grupos da BCLA é disputada em três janelas e cada time é mandante em uma. O Mengão será o responsável por fazer os primeiros jogos em casa e encara o Hebraica Macabi, no dia 13 de dezembro. Em seguida, disputa o grupo vai para o Uruguai e fecha a primeira fase na Argentina.
Veja datas e horários de todos os jogos do Flamengo na primeira fase da Champions League das Américas:
- 13/12 | 21h10: Flamengo x Hebraica Macabi – Brasil
- 15/12 | 21h10: Flamengo x Boca Jrs. – Brasil
- 18/1 | 19h10: Boca Jrs x Flamengo – Uruguai
- 19/1 | 19h10: Hebraica Macabi x Flamengo – Uruguai
- 10/2 | 19h10: Boca Jrs x Flamengo – Argentina
- 11/2 | 19h10: Flamengo x Hebraica Macabi – Argentina
As quartas de final da Champions League das Américas estão marcadas para acontecer entre os dias 4 e 10 de março de 2024. Já as finais serão em abril. O campeão garante vaga na Copa Intercontinental da Fiba de 2024.
O basquete do Flamengo já venceu a competição continental duas vezes e vai em busca do tri. Quando venceu a edição de 2014, no entanto, a competição ainda se chamava Liga das Américas. O Fla voltou a levantar o troféu em 2021, já com o novo nome e formato do torneio. Além disso, as duas vezes também conquistou o título do Mundial.
Dirigente do Flamengo celebra vaga na Champions League das Américas
Nesta temporada, imbróglio envolvendo a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) Liga Nacional de Basquete (LNB) ameaçou a participação de clubes brasileiros em torneio internacionais. Entretanto, a confederação garantiu a presença de Flamengo, Franca e São Paulo após reuniões com a organização da BCLA.
Vice-presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo, Guilherme Kroll agradeceu o esforço da confederação. Isso porque, segundo o dirigente, o clube fez investimentos pesados para essa temporada visando justamente os torneios internacionais.
“E temos adversários que investem em peso na modalidade. E seguimos entre os três times de maior investimento. Montamos essa equipe com objetivos internacionais. Seria uma lástima para o basquete brasileiro que o Flamengo ficasse de fora, o que chegou a ser cogitado. Somos eternamente gratos ao presidente Guy Peixoto, que foi à Suíça defender o certo. Seria muito atípico que esse ano só tivéssemos os dois melhores”, finaliza.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.