Flamengo já viveu momentos bizarros em estádio do jogo contra o América

20/10/2023, 19:16
Estádio Parque do Sabiá, onde será o jogo entre Flamengo e América-MG, pelo brasileirão

O América-MG vendeu o mando de campo do jogo com o Flamengo e a partida acontecerá no Estádio Parque Sábia, em Uberlândia. Após nove anos, o Mengão irá retornar a estádio onde já viveu momentos bizarros e marcantes, relembre:

O último jogo do Flamengo no Parque do Sabiá foi contra o Cruzeiro, em 2014, pelo Campeonato Brasileiro. A partida terminou com derrota rubro-negra por 3 a 0, e a imprensa captou o áudio da fortíssima cobrança que o diretor de futebol Felipe Ximenes fez aos jogadores ainda no vestiário.

Leia mais: Flamengo avança em renovações de Gabigol e Bruno Henrique; Filipe Luís e Rodrigo Caio não renovarão

“Não era para ter tomado de três ou quatro. Era para ter tomado de oito. De oito! Eu sei que tem jogador que não está nem aí para essa p… E se não está nem aí para essa p…. Eu tenho um respeito muito grande de outros profissionais, e vou falar uma coisa: eu estou com uma determinação da diretoria aqui que me dá carta branca para mudar”, disse Ximenes.

As cobranças do diretor de futebol acompanhavam as críticas dos torcedores na época. Isso porque, campeão da Copa do Brasil em 2013, o Flamengo foi eliminado ainda na fase de grupos da Libertadores e acumulava seis jogos sem vencer.

Após um início muito ruim no Campeonato Brasileiro de 2014, o Mengão conseguiu se recuperar durante a competição e se afastou da zona do rebaixamento. O Fla terminou o torneio na 10ª posição com 52 pontos.

A batalha campal entre Flamengo e Vélez

O jogo mais marcante do Flamengo no Parque do Sabiá certamente é a partida contra o Vélez Sarsfield, da Argentina. Isso porque ficou guardado na memória dos torcedores dos dois clubes a briga generalizada entre os jogadores em 1995

Em 1995, Flamengo e Vélez se enfrentaram pela Supercopa Libertadores, antigo torneio da Conmebol que reunia clubes campeões da Libertadores. Após vitória por 3 a 2 fora de casa, o Fla decidiu mandar o jogo decisivo em Uberlândia.

O Mengão dominou completamente o jogo e venceu por 3 a 0. Contudo, já no fim do jogo, Edmundo tentou driblar o lateral Zandoná, foi atingido e acabou sangrando. O atacante rubro-negro limpou o rosto de sangue, passou na cara do argentino e deu um tapa. Como resultado, grande confusão começou.

Zandoná revidou com outro tapa, e com Edmundo de costas, deu um forte soco. Ao lado no momento da agressão, Romário correu na direção do argentino e deu uma voadora no peito do lateral. Em seguida, a briga generalizada começou entre jogadores e comissões técnicas dos dois times.

Estreia de Mano Menezes

Além da vitória sobre o Vélez, o Fla venceu apenas mais um jogo no Parque do Sabiá, na estreia do técnico Mano Menezes. Em 2013, o Campeonato Brasileiro estava paralisado em função da Copa das Confederações e o Flamengo decidiu marcar amistoso com o São Paulo para estrear o novo comandante.

Sem o Maracanã, o Rubro-Negro aproveitou o grande número de torcedores em Uberlândia e levou o jogo para Minas Gerais. O atacante Marcelo Moreno fez o único gol da partida e garantiu a alegria dos torcedores.

Retrospecto do Flamengo no Parque do Sabiá

São apenas oito jogos do Fla no Parque do Sabiá em sua história, e o retrospecto não é positivo. Afinal, foram cinco derrotas, um empate e apenas duas vitórias jogando no estádio, o que resulta em um aproveitamento de 29%. A equipe marcou nove gols e sofreu 12 no total.

O Mais Querido, aliás, nunca venceu uma partida de Campeonato Brasileiro no estádio, com três derrotas em três jogos. Entretanto, a expectativa dos torcedores é que o time encaixe sob o comando de Tite e o histórico não interfira no favoritismo rubro-negro.

Logo após vencer Cruzeiro por 2 a 0 na estreia do técnico, nesta quinta (19), o Mengão busca embalar sequência de vitórias no Brasileirão. Restando 11 rodadas para o fim do torneio, o time ainda tem confrontos diretos com Grêmio, Palmeiras e Bragantino para garantir vaga na fase de grupos da Libertadores.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.