Flamengo já foi campeão da Taça GB contra o Madureira

27/02/2024, 20:21

O Flamengo provavelmente será campeão da Taça Guanabara neste sábado (3), contra o Madureira, no Maracanã. Basta um empate para os comandados de Tite sacramentarem a conquista do turno único do Campeonato Carioca. O tricolor suburbano ainda joga por uma vaga na Taça Rio.

Se desta vez não haverá disputa direta entre Flamengo e Madureira, esse não foi o caso na última vez que os dois times se encontraram em uma decisão de Taça Guanabara. Para lembrar, vamos voltar 17 anos no tempo. Em 2007, Flamengo e Madureira decidiram a taça em dois jogos cheios de provocações. E o Flamengo suou para garantir o título.

+ Flamengo x Madureira: como comprar ingressos para o Carioca

Tudo começou, na verdade, na quinta rodada. Em 17 de fevereiro, o Madureira aplicou uma sonora goleada por 4×1 no Flamengo. O resultado surpreendente ficou marcado na cabeça dos jogadores rubro-negros. A chance de dar o troco veio nas duas partidas finais.

O problema é que aquele time do Madureira tinha qualidade. Era recheado de jogadores que anos antes brilhavam em grandes do futebol brasileiro. O meia Djair, com passagens por Flamengo, Fluminense e muitos outros times, era o craque do elenco. Mas estavam lá também o goleiro Everton, o zagueiro Odvan e o atacante Valdir Papel. Não era um time bobo.

Flamengo perdeu o jogo de ida da final

O Flamengo de 2007 estava iniciando a arrancada que terminaria com o tricampeonato estadual e, depois com reforços, ganharia o Brasileiro 2009. TInha no elenco o goleiro Bruno, Leo Moura, Juan, Renato Abreu, o jovem Renato Augusto e Souza (aquele do chororô). Mesmo assim, demorou a embalar sob o comando do técnico Nei Franco.

No primeiro jogo da final, os comandados de Alfredo Sampaio levaram a melhor com gol de Maicon. Contando o jogo da fase de classificação, o Madureira agora “vencia” por 5×1. Para piorar, Djair foi a um programa de televisão e chamou Flamengo de “time de totó”. O cenário para a finalíssima estava armado.

Em sete de março de 2007, quarta-feira, os dois clubes mais uma vez ficaram frente à frente. Dessa vez, o Flamengo não deu chance ao azar. Souza abriu o placar no primeiro minuto, mas Leo Fortunato empatou aos três. Ainda bem que Souza marcou de novo aos oito e Renato Augusto ampliou aos 13. Que início frenético.

No finalzinho, Renato Abreu fechou a conta de pênalti. Na comemoração, Bruno provocou o banco do Madureira e causou uma confusão generalizada. Mesmo assim, o título do Flamengo estava assegurado, assim como a vaga na final do Estadual. Sábado, sem dúvidas, será tudo mais tranquilo.


Partilha