Flamengo x Internacional: duelo coloca frente a frente os melhores ataques do ano

Flamengo e Internacional chegam com números muito parecidos para a estreia no Campeonato Brasileiro e prometem um jogo bastante equilibrado. Ambas as equipes começarão o torneio com ótimas estatísticas e vários destaques tanto na defesa quanto no ataque.
➕Flamengo vai enfrentar logística desafiante em abril
Depois de dois títulos e desfrutando do melhor momento em anos, o próximo desafio do Flamengo é o Internacional. Os dois times aparecem com cerca de dois gols marcados e 0,5 sofridos por jogo, além de terem conquistado títulos estaduais em cima de grandes rivais.

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Vencer o próximo duelo coroará a ótima fase do Mengão e será importante para manter as vitórias na temporada. A partida do próximo sábado (29) será válida pela primeira rodada do Brasileirão 2025, às 21h00, no Maracanã.
Os melhores ataques do Brasil em 2025
O encontro contará com um tempero especial, já que tanto Flamengo quanto o Inter possuem os melhores ataques do país até o momento, tendo o Rubro-Negro uma leve vantagem:
- Flamengo: 16 jogos, 33 gols marcados e 8 sofridos (média de 2,1 marcados e 0,5 sofridos).
- Internacional: 12 jogos, 24 gols marcados e 6 sofridos (média de 2 marcados e 0,5 sofridos).
O Mais Querido vem de quatro vitórias, um empate e nove gols marcados nos últimos cinco jogos, enquanto a equipe gaúcha tem o mesmo número de vitórias e empates e um gol a mais.
Bruno Henrique lidera a artilharia rubro-negra no ano com cinco gols, seguido de Luiz Araújo com quatro. O Camisa 7 ainda tem duas assistências, despontando como um dos destaques da equipe até agora.
Já o Colorado conquistou de maneira invicta o Campeonato Gaúcho, encerrando jejum de nove anos, e conta com um grande destaque até o momento: o equatoriano Enner Valencia, um dos artilheiros do time na temporada.
Além dele tem Vitinho, que empata em gols com ele, e o maestro do time e líder em assistências Alan Patrick.
Taticamente falando o jogo também promete. Ambas as equipes gostam de avançar com velocidade e atacar os espaços dos seus adversários, subindo com os laterais e os pontas.
O Flamengo prefere marcar alto e manter a posse de bola construindo as jogadas da defesa até o ataque, já o Internacional se aproveita de contra-ataques e bolas paradas, avançando pelos lados com Vitinho e Bernabei, enquanto o Rubro-Negro aproveita a velocidade de jogadores como G. Plata e Luiz Araújo, além dos belos passes de Gerson e Pulgar.
Defesas também fazem a diferença
Na defesa, os destaques também aparecem. Se lá na frente os atacantes marcam uma boa quantidade de gols, atrás muitos são evitados.
Ambas as equipes têm duas das defesas menos vazadas do ano até aqui, com oito gols em 16 partidas (Flamengo) e seis gols em 12 partidas (Internacional), média de 0,5 por jogo para cada time.
Além da marcação alta, o Mais Querido prefere um sistema defensivo mais compacto, com o primeiro volante apoiando e os laterais fechando uma linha de quatro com os dois zagueiros.
O Colorado, por sua vez, também prefere se fechar com quatro homens, mas com mais dificuldade do que o Flamengo pelo fato de um dos laterais subirem mais, o que leva o time de Roger Machado em muitas vezes defender com três homens.
Importante destacar as atuações do goleiro Anthoni, de 23 anos, que entrou no lugar do experiente Rochet, titular da Seleção Uruguaia e que esteve lesionado durante a reta final do Gauchão.
Já pelo Flamengo, o destaque vai para Léo Ortiz que, elogiado até por Zico, tem sido chamado de "o Camisa 10 da zaga", uma referência da música de Jorge Ben Jor endereçada ao Galinho que faz alusão aos passes certeiros e ao trato com a bola que o Camisa 3 possui.
O que esperar do jogo?
Priorizando o bom momento ofensivo dos atacantes e alas, Flamengo e Internacional devem manter uma estrutura de jogo que beneficia a velocidade e infiltração.
As formações táticas mais usadas por Roger Machado têm sido a 4-2-3-1, 4-1-3-2 e 4-4-2, que além de contar com o retorno polêmico do ex-Flamengo Thiago Maia e de Rochet e Wesley que estavam machucados, o time também deve repor a vaga de Victor Gabriel, zagueiro lesionado. Provável escalação:
- Rochet, Braian Aguirre, Vitão, Juninho (Rogel) e Bernabei; Fernando (Ronaldo) e Bruno Henrique (Thiago Maia); Vitinho, Alan Patrick e Wesley (Carbonero); Borré (Valencia)
Já Filipe Luis deve contar com o retorno de BH27, Everton Cebolinha e Michael que estavam no DM. Por outro lado, Gerson é dúvida após se lesionar pela seleção. Arrascaeta, que sentiu a coxa nas Eliminatórias e Danilo que sentiu dores nesta quarta (26) se juntam a Pedro e Viña como desfalques. Provável escalação:
-
Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar e De La Cruz; Luiz Araújo, G. Plata e Cebolinha; Bruno Henrique (Juninho).
Vale lembrar que no último confronto entre as duas equipes, jogo válido pela 36ª rodada do Brasileirão 2024, o Flamengo venceu por 3 a 2 em uma partida bastante intensa com boas chances de vitória para os dois lados.
Mas o retrospecto não é tão positivo assim para o Rubro-Negro, já que nos últimos cinco jogos houve três empates e uma vitória para cada lado.
Um resultado positivo em cima de um oponente deste calibre é fundamental para a manutenção da boa fase flamenguista, aumentando a confiança dos jogadores e da comissão técnica para as rodadas seguintes.
Onde assistir Flamengo x Internacional
A partida do próximo dia 29 será transmitida no SporTV e Premiere, a partir das 21h, e a expectativa é de casa cheia para a estreia do Mais Querido no Brasileirão.