Flamengo inicia semestre decisivo em busca de consolidação no ataque; veja números

Após a eliminação na Copa do Mundo de Clubes para o Bayern de Munique, o Flamengo inicia o semestre mais decisivo da temporada. Até o momento, a equipe de Filipe Luís carece de uma eficiência no ataque, em especial na função de "camisa 9".
➕'Não há nada': Flamengo se irrita com boatos sobre saída de Pedro
Mesmo o Rubro-Negro sendo o time brasileiro com mais gols no ano, com 76 gols marcados, a posição de centroavante passa por um momento delicado.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-5, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
A equipe de Filipe Luís ainda não se adaptou a um camisa 9 fixo nesta temporada. O fato de Arrascaeta ser o atual artilheiro de forma isolada (13 gols) evidencia que o Flamengo deve se atentar à posição — responsável por decidir grande parte dos jogos.
Pedro: falta de adaptação e pouca minutagem
Em setembro de 2024, Pedro sofreu uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo durante um treino da Seleção Brasileira. Em 9 de abril deste ano, o jogador retornou aos gramados contra o Central Córdoba, pela Libertadores.
Após a rápida recuperação, o centroavante marcou cinco gols e distribuiu três assistências em 17 partidas (oito como titular) — com 737 minutos disputados.
Pedro passa por uma clara falta de adaptação ao estilo de jogo de Filipe Luís. Em algumas partidas, o camisa 9 não oferece à equipe uma participação intensa sem bola — o que é crucial para o time.
O momento do jogador é explicado pelo período de readaptação após a grave lesão sofrida. Ainda assim, o Rubro-Negro deve arrumar uma solução — à medida que o atleta aprimora sua parte física e técnica.

Bruno Henrique: desempenho abaixo e investigação
Apesar da grande atuação contra o Chelsea, o camisa 27 não tem tido o melhor desempenho na atual temporada. Além disso, a investigação sobre seu envolvimento em um esquema de apostas torna incerto o futuro do jogador.
Nesta terça-feira (1º), o inquérito do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) recomendou a denúncia contra o atacante do Flamengo. Bruno Henrique corre o risco de ser suspenso de forma preventiva e não poderá atuar pelo Rubro-Negro.
Além disso, o caso do atleta também corre na esfera criminal. Em 15 de abril, a Polícia Federal indiciou o jogador pelos crimes de estelionato e manipulação de resultado esportivo.

O Ministério Público do Distrito Federal também realizou uma denúncia formal contra o atacante, que ainda não responde como réu, visto que a Justiça do DF precisa aceitar a denúncia feita pelo MP.
Bruno Henrique é considerado titular do Flamengo, logo, uma eventual ausência definitiva do jogador por conta de questões extra-campo prejudicaria o Mais Querido.
Na temporada, o atacante de 34 anos soma sete gols e duas assistências em 30 jogos.
Gonzalo Plata: polivalência no ataque e poucos gols
Na Copa do Mundo de Clubes, Filipe Luís utilizou Gonzalo Plata, ponta de origem, como um centroavante mais móvel nas partidas contra Chelsea e Bayern de Munique. No entanto, o equatoriano mostra clara falta de adaptação com a posição — o que foi confirmado pelo próprio atleta.
Apesar da importância para o time, o jogador carece de números expressivos na temporada. Até o momento, o atacante possui dois gols e cinco assistências em 20 partidas pelo Flamengo.

Juninho: sem espaço com Filipe Luís
O atacante tem sido pouco aproveitado pelo técnico. Em 22 partidas, o atleta começou como titular em apenas sete jogos e marcou somente três gols.
Em entrevista ao "ge", José Boto reconheceu que Juninho passa por um momento difícil no Flamengo. No entanto, o português afirmou que o jogador cumpriu com as expectativas.
"Nós nunca fomos buscar o Juninho a pensar que seria o nosso centroavante e faria 50 gols. Era para suprir uma falta que havia, e o jogador tinha características que nós queríamos e não era caro. Ele cumpriu isso e tem ainda mais para dar, tem que trabalhar para isso e aproveitar todos os minutos que tiver para mostrar que está a evoluir", disse o diretor técnico.

Wallace Yan: alta expectativa após a Copa do Mundo de Clubes
Desde a base, Filipe Luís utiliza Wallace Yan como um centroavante de mobilidade. Contudo, o Garoto do Ninho também é frequentemente utilizado nas pontas da equipe rubro-negra.
Na Copa do Mundo de Clubes, o jovem teve um bom desempenho. O atleta marcou o terceiro gol do Flamengo contra o Chelsea e impediu a derrota para o LAFC no final do segundo tempo.

Com seis gols e três assistências em 16 jogos, Wallace Yan tem sido elogiado pela Nação Rubro-Negra. Agora, há de se esperar para ver se Filipe Luís vai oportunizar mais vezes o jogador ao decorrer da temporada 2025.