Flamengo inicia preparação para final contra Fluminense

Atualizado: 10/03/2025, 10:06
Varela chuta bola em treino do Flamengo

Depois de vencer o Vasco por 2 a 1, no último sábado (8), pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Carioca, o Flamengo já se reapresenta nesta segunda para iniciar a preparação para a decisão.

➕ Flamengo goleia Sampaio Corrêa em rodada dupla dos Cariocas Sub-15 e Sub-17

Como rival, o Rubro-Negro terá pela frente mais uma vez o Fluminense, que protagonizou uma série de jogos decisivos contra o Mengo nos últimos anos do Estadual.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados

Autorizado pela Portaria SPA/MF Nº 250, de 07/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O Tricolor não chegou na final do ano passado por ter caído justamente para o Flamengo, na semifinal. Antes disso, os dois times fizeram a decisão em 2020, 2021, 2022 e 2023, com dois títulos para cada lado.

Após vencer o Vasco, o elenco recebeu um dia de folga, mas já se reapresentou nesta segunda-feira. As atividades no centro de treinamentos do clube, o Ninho do Urubu, começaram às 9h30 (horário de Brasília).

O time até recebeu dois dias de descanso nas últimas semanas, mas por ter tido a semana livre para treinar. Como o primeiro jogo da final foi marcado para a próxima quarta, serão apenas dois dias de preparação dessa vez.

Histórico recente de rivalidade

Rivais há um século, Flamengo e Fluminense protagonizaram alguns embates no Carioca ao longo dos últimos anos. Em 2020 e 2021, o Rubro-Negro foi campeão sobre o Tricolor duas vezes seguidas.

Na primeira, a final terminou em 3 a 1 a favor do Mengo (2 a 1 na ida e 1 a 0 na volta). No ano seguinte, o placar combinado ficou em 4 a 2 (1 a 1 na ida, 3 a 1 na volta).

O Fluminense, porém, deu o troco nos dois anos seguintes. Em 2022, venceu por 3 a 1; em 2023, reverteu um 2 a 0 do Flamengo na ida ao vencer por 4 a 1 e ficou com o título de novo.

O último encontro veio na semifinal de 2024, mas com final feliz para o Flamengo. Com um triunfo por 2 a 0 na ida, gols de Cebolinha e Pedro, o Mais Querido só precisou segurar o 0 a 0 na volta. Na final, seria campeão sobre o Nova Iguaçu.

Agora, o Rubro-Negro perde a vantagem conquistada pela melhor campanha na primeira fase. Em caso de igualdade no saldo de gols entre os dois jogos da decisão, o título do Carioca 2025 será definido nos pênaltis.

A primeira partida está marcada para esta quarta-feira, às 21h30, no Maracanã. O segundo jogo, por outro lado, acontece no fim de semana — a data ainda será confirmada pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).


João Lobo
Autor
Capixaba radicado no Rio de Janeiro, jornalista que acredita no poder do jornalismo como ferramenta de inclusão e transformação social. Apaixonado pela escrita e pela arte de observar o mundo por diferentes lentes.