Flamengo passa ileso de convocação do Brasil para Copa América

10/05/2024, 12:23
Dorival Júnior ex-Flamengo é o técnico da Seleção Brasileira

O técnico Dorival Júnior anunciou a convocação da Seleção Brasileira para a disputa da Copa América 2024 e não chamou atletas do Flamengo. Existia temor da torcida pela convocação de até três atletas, até pela presença de Fabrício Bruno e Ayrton Lucas na última lista e possível nome de Pedro, que desfalcariam time no Brasileiro.

A Copa América acontecerá nos EUA entre os dias 20 de junho e 14 de julho, mas jogadores convocados se apresentam no dia 30 de maio. Isso porque a convocação também abrange dois amistosos de preparação para a competição, México e Estados Unidos, nos dias 8 e 12 de junho, respectivamente.

➕: Faixas de protesto no Ninho: ‘Fora Landim’ e ‘Braz morde virilha’

Apesar da ausência de jogadores do Flamengo na lista desta sexta-feira, Dorival Júnior frisou que a convocação pode sofrer alterações após os amistosos. A começar que ele convocou apenas 23 jogadores e não os 26 que devem ser permitidos pela Conmebol, além de possíveis mudanças técnicas ou por lesão. O prazo para envio da lista final é 12 de junho, mas lesões permitem mudanças até véspera da estreia.

Veja a lista desta sexta:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Ederson (Manchester City);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
  • Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham);
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).

A ausência de jogadores rubro-negros é motivo de comemoração para os torcedores, já que o time poderia ter desfalque por até nove rodadas caso Brasil chegue à final. Mas certamente só acontece pelo péssimo momento do Flamengo em campo. Ou seja, é uma boa notícia, mas o motivo é o que causa crise atual.

Flamengo tem 5 pré-convocados para a Copa América

A não convocação de jogadores do Flamengo para o Brasil não significa que o time se salvou de defalques em todas as seleções. Isso porque o quarteto uruguaio Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña estão pré-convocados pela Seleção Uruguaia, mesma situação do chileno Erick Pulgar.

A lista final de ambas as seleções será divulgada apenas mais próximo ao prazo final da Conmebol, mas é muito improvável que o quinteto rubro-negro não esteja presente. Isso porque todos são peças constantes em suas seleções, Pulgar é até mesmo titular, e serão desfalques do Flamengo.

Os jogadores vão ficar a partir de 10ª rodada e retornam apenas na 19ª, mas, em caso de participação na final, o retorno deve acontecer apenas na 20ª. O Flamengo foi um dos times que pediu paralisação do torneio, mas não foi atendido.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.