Flamengo passa ileso de convocação do Brasil para Copa América
O técnico Dorival Júnior anunciou a convocação da Seleção Brasileira para a disputa da Copa América 2024 e não chamou atletas do Flamengo. Existia temor da torcida pela convocação de até três atletas, até pela presença de Fabrício Bruno e Ayrton Lucas na última lista e possível nome de Pedro, que desfalcariam time no Brasileiro.
A Copa América acontecerá nos EUA entre os dias 20 de junho e 14 de julho, mas jogadores convocados se apresentam no dia 30 de maio. Isso porque a convocação também abrange dois amistosos de preparação para a competição, México e Estados Unidos, nos dias 8 e 12 de junho, respectivamente.
➕: Faixas de protesto no Ninho: ‘Fora Landim’ e ‘Braz morde virilha’
Apesar da ausência de jogadores do Flamengo na lista desta sexta-feira, Dorival Júnior frisou que a convocação pode sofrer alterações após os amistosos. A começar que ele convocou apenas 23 jogadores e não os 26 que devem ser permitidos pela Conmebol, além de possíveis mudanças técnicas ou por lesão. O prazo para envio da lista final é 12 de junho, mas lesões permitem mudanças até véspera da estreia.
Veja a lista desta sexta:
- Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Ederson (Manchester City);
- Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto);
- Zagueiros: Beraldo (PSG), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG);
- Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham);
- Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).
A ausência de jogadores rubro-negros é motivo de comemoração para os torcedores, já que o time poderia ter desfalque por até nove rodadas caso Brasil chegue à final. Mas certamente só acontece pelo péssimo momento do Flamengo em campo. Ou seja, é uma boa notícia, mas o motivo é o que causa crise atual.
Flamengo tem 5 pré-convocados para a Copa América
A não convocação de jogadores do Flamengo para o Brasil não significa que o time se salvou de defalques em todas as seleções. Isso porque o quarteto uruguaio Arrascaeta, De La Cruz, Varela e Viña estão pré-convocados pela Seleção Uruguaia, mesma situação do chileno Erick Pulgar.
A lista final de ambas as seleções será divulgada apenas mais próximo ao prazo final da Conmebol, mas é muito improvável que o quinteto rubro-negro não esteja presente. Isso porque todos são peças constantes em suas seleções, Pulgar é até mesmo titular, e serão desfalques do Flamengo.
Os jogadores vão ficar a partir de 10ª rodada e retornam apenas na 19ª, mas, em caso de participação na final, o retorno deve acontecer apenas na 20ª. O Flamengo foi um dos times que pediu paralisação do torneio, mas não foi atendido.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.