Flamengo homenageia remador que abandonou pré-olímpico para ajudar nas enchentes no Rio Grande do Sul
Nesta quarta-feira (27), o Flamengo realizou uma homenagem ao remador Evaldo Becker. O clube entregou o recém-criado Prêmio Walter D'Agostino de Responsabilidade Social e Cidadania. Organizado pela pasta de Responsabilidade Social do Rubro-Negro, o evento inaugurou uma premiação anual dedicada a reconhecer atletas rubro-negros que tenham ações de impacto social e engajamento comunitário.
O remador Evaldo Mathias Becker foi o escolhido para receber a primeira edição do prêmio. O atleta rubro-negro disputava o pré-olímpico mundial de remo tentando uma vaga em Paris 2024. Contudo, pouco antes de embarcar para competir, enchentes assolaram o Rio Grande do Sul, estado natal do atleta e de sua dupla, Piedro Tuchtenhagen. Ambos decidiram abdicar da viagem e da chance de disputar uma Olimpíada para irem a Porto Alegre ajudar as vítimas da tragédia.
➕ Criciúma x Flamengo: venda de ingressos para visitantes começa nesta quinta
Vale destacar que a Confederação Brasileira de Remo tentou que a dupla fosse convidada para a competição, mas o pedido não foi aceito World Rowing, entidade que organiza o remo mundialmente.
"Estou muito feliz em receber o primeiro prêmio Walter D'Agostino. Foi um reconhecimento que o clube teve comigo por conta das ações que toda a comunidade, principalmente do Remo, teve lá no Rio Grande do Sul. E estou muito feliz com todo esse reconhecimento", disse o atleta.
O prêmio Walter D’Agostino
O prêmio homenageia Walter Felippe D’Agostino, ex- Grande Benemérito e uma figura histórica do Flamengo. Ele ocupou o cargo de vice-presidente de Responsabilidade Social entre 2019 e 2021, ano em que faleceu. Durante sua longa história de contribuição ao Mais Querido, Walter foi também: Membro da Comissão Especial do Conselho Deliberativo (1999/2000), Presidente do Conselho de Grande-Benemérito em 2003/2004 e de 2004 a 2006, Presidente do Conselho deliberativo entre 2007 e 2009. E foi eleito Vice-Presidente Geral em 2013, cargo que ocupou até 2015.
"Dar o nome de Walter D’Agostino a este prêmio é um reconhecimento justo a um grande rubro-negro que ajudou o clube a se estruturar e mostrar à sociedade sua contribuição para o bem comum. É uma homenagem que valoriza nossa responsabilidade social", disse o presidente Rodolfo Landim.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.