Flamengo ganha concorrência na contratação de José Boto, diretor de futebol português
O torcedor do PAOK da Grécia vive momentos de apreensão com a expectativa de perder seu atual diretor de futebol, José Boto. O português, sondado pelo Flamengo e pelo Spezia da Itália, tem seu nome desejado também por dirigentes do clube turco Besiktas. É o que aponta o jornal grego Sportime.
Com passagens pelo departamento de futebol do Benfica e Shakhtar Donetsk, Boto foi contratado pelos gregos em dezembro de 2021, e tem contrato com o alvinegro de Salonica até junho de 2024. Treinador no início da carreira profissional, o atual diretor de 56 anos já admitiu publicamente que sonha em trabalhar no futebol brasileiro.
Boto é um dos maiores scouts do futebol português. Oblak, Witsel, Rodrigo, Nolito, Matic, Sulejmani, Markovic, Djuricic, Fejsa e Siqueira foram um dos nomes descobertos e aconselhados por José Boto para integrarem a equipe do Benfica. Com os Encarnados, Boto ganhou 5 campeonatos, 3 taças e 7 taças da liga portuguesa, e com o Shakhtar 2 campeonatos, 1 taça e 1 Supertaça da Ucrânia.
Não é a primeira vez na qual o nome de Boto é especulado no Flamengo. Em abril, conselheiros do clube indicaram o profissional internamente, mas as tratativas não foram adiante. Desta vez, o convite pode ser concretizado.
Experiente e bem avaliado no mercado da bola, Boto é visto pelo vice-presidente Marcos Braz como um possível “braço direito” nas decisões sobre o futebol do clube carioca. A ideia é dividir as responsabilidades na área. O último gerente de futebol do Fla foi Paulo Pelaipe, que deixou a Gávea em 2020. Pelaipe fazia a ligação direta entre o ex-técnico Jorge Jesus e a alta cúpula rubro-negra e vivia o dia a dia no CT.