Flamengo sofre apagão no fim, mas freia reação do Botafogo e larga na frente nas oitavas do NBB
O Flamengo abriu os playoffs do Novo Basquete Brasil (NBB) com vitória. Neste sábado (20), o Orgulho da Nação manteve vantagem superior a 20 pontos Botafogo no clássico, mas apagão na reta final do último período fez o time vencer por apenas cinco pontos: 92 a 87, com decisão do jogo nas últimas bolas.
Com a vitória, o Flamengo larga na frente no confronto eliminatório e fica a uma vitória de garantir a classificação. A fase de oitavas de final do NBB é a única que será definida em melhor de três, ou seja, o time que vencer dois jogos se classifica. Agora, o Rubro-Negro fará jogos ao lado de seu torcedor para avançar, já que tem vantagem no mando de quadra pela classificação: 1º contra 16º lugar do rival.
➕: De La Cruz no banco contra Palmeiras preocupa torcedores do Flamengo
A próxima partida entre Flamengo e Botafogo será na próxima sexta-feira (26), às 21h, no Maracanãzinho. Assim como a primeira partida, todos os clássicos da série terão transmissão da Fla TV, no Youtube, e do canal de TV fechada SporTV.
Como foi Flamengo x Botafogo pelo jogo 1 das oitavas do NBB
O Flamengo iniciou o jogo indicando uma vitória tranquila e deixou o rival muito atrás no placar com facilidade. O Orgulho da Nação assumiu a liderança no placar com apenas três minutos de jogo e depois só ampliou a vantagem.
O primeiro quarto ficou marcado pela ótima defesa da equipe, que dificultou o Botafogo na criação de arremessos e fez o rival forçar chutes de posições desconfortáveis. Foram apenas 15 pontos cedidos e 44% de aproveitamento nos arremessos de quadra, enquanto o Mengão acertou 64% dos arremessos que tentou e fez 27 pontos. Destaque para Cuello, que marcou oito pontos ao acertar tudo que tentou.
A partida seguiu com o mesmo cenário no quarto seguinte, o que consolidou a vantagem do Fla na partida. Com Scott Machado inspirado e Cuello mantendo 100%, o time marcou 29 pontos principalmente pelas cinco cestas de três, além de seguir com índice alto nos arremessos de dois (55%). Aproveitamento explicado pela troca de passes e movimentações que envolveram defesa do Botafogo.
Já na fase defensiva o FlaBasquete seguiu criando muitas dificuldades para o Botafogo arremessar. O time alvinegro tentou reação nos minutos finais e chegaram aos 20 pontos no quarto, mas longe de ser o suficiente para encostar no placar. Assim, o jogo chegou ao intervalo com 56 a 35 para o Fla.
2º tempo
A volta do intervalo mostrou indícios de desequilíbrio dos jogadores do Botafogo, provavelmente pela grande desvantagem. O armador Jamaal fez falta antidesportiva após falta sem bola em Gabriel Jaú, e o técnico Miguel Palmier recebeu falta técnica por reclamação. Jogadas que renderam dois lances, posse de bola e vantagem ainda maior já no início do terceiro quarto.
O time rubro-negro, no entanto, demonstrou certo relaxamento pela facilidade no jogo e teve queda acentuada de aproveitamento por tentativas forçadas. Os arremessos de dois saíram de 80% no primeiro para 37% no terceiro quarto. Contudo, com defesa forte, continuou limitando o Botafogo no ataque e manteve 20 pontos de vantagem: 79 a 59.
O último quarto de jogo marcou o grande apagão do time rubro-negro na partida. Se antes não deixava o Botafogo pontuar, o Flamengo sofreu 28 pontos do rival no período final e conseguiu fazer apenas 12. Enquanto o time parecia desacelerar pela vitória aparentemente tranquila, o Botafogo aumentou o nível intensidade e competitividade em quadra.
O Rubro-Negro tentava arremessos forçados de três pontos e não aproveitava a clara vantagem de tamanho no garrafão. Por outro lado, jogadores do Botafogo ganharam confiança e e emplacaram sete bolas de três pontos. A distância chegou a ser de três pontos, mas lances livres de Jaú e Cuello restando poucos segundo resolveram o jogo.
Destaques do jogo
- Cuello: 18 pontos (81% de aproveitamento nos arremessos)
- Didi Louzada: 17 pontos e 5 assistências.
- Balbi: 14 pontos e 5 assistências.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.