Flamengo e Fluminense vencem disputa por concessão do Maracanã
O Flamengo vai gerir o Maracanã por mais um ano. A concessão segue acontecendo em parceria com o Fluminense. A dupla Fla-Flu vem mantendo a concessão do estádio e o mesmo acontece para 2024. A decisão do Governo do Estado do Rio de Janeiro aconteceu nesta quinta-feira (16).
A homologação garante que a dupla continua com o estádio no próximo ano. Além disso, todo o complexo do Maracanã é gerido pelos clubes. O Maracanãzinho, por exemplo, faz parte da concessão. No ginásio, o Flamengo manda seus jogos de basquete.
Leia mais: Aliados e Conselho Fiscal dividem camarote do Maracanã com Landim
Segundo o acordo, Flamengo e Fluminense vão pagar R$ 243 mil mensais pela concessão. O valor mínimo previsto pelo edital era de R$ 211 mil.
Flamengo e Fluminense foram os únicos a apresentar proposta. O Vasco era um dos interessados em parceria com a WTorre e a Legends. O consórcio, entretanto, decidiu não continuar com a ideia. O mesmo aconteceu com a Arena 360, que administra o Mané Garrincha, em Brasília. Em ambos os casos, o motivo da desistência foi o mesmo.
Os concorrentes acreditam que o edital favorecia a dupla Fla-Flu. Por isso, não se interessaram em prosseguir com a tentativa da concessão.
Concessão de 20 anos ainda não tem vencedor
Apesar de vencer a primeira batalha, o Flamengo ainda não garantiu o Maracanã. Apenas a concessão provisória foi conquistada, assim como já havia acontecido para 2023. O acordo pela gestão para os próximos 20 anos ainda vai acontecer.
É quando o Vasco e a Arena 360 voltam a brigar. Flamengo e Fluminense assumem no dia 1º de janeiro de 2024. Como a duração é de um ano, o contrato acaba no dia 1º de janeiro de 2025. No entanto, pode ser encerrado antes, caso exista um vencedor na disputa pela concessão de 20 anos.
O edital para o longo contrato já está valendo. Os interessados precisam enviar propostas até o dia 7 de dezembro. Até essa data, será de conhecimento público todos os concorrentes.