Flamengo só acertou alvo em 21% das finalizações nos últimos 6 jogos
Para além do pragmático, o Flamengo se tornou um time sem objetividade. A falta de criação e efetividade, com atuações muito aquém do esperado, se traduzem nos números – ou na falta deles. E um belo exemplo é em relação às finalizações do Fla no alvo.
Desde a partida contra o Palmeiras, o Flamengo disputou seis jogos. Somando todas as finalizações do Rubro-Negro, e considerando apenas os chutes a gol, a porcentagem é assustadora: apenas 21,6% das conclusões foram em direção à meta adversária.
➕ Sem efetividade, Flamengo finaliza a gol apenas 3 vezes contra Palestino
Palmeiras x Flamengo: 8 finalizações, 3 no gol
Bolívar x Flamengo: 15 finalizações, 3 no gol
Flamengo x Botafogo: 15 finalizações, 0 no gol
Flamengo x Amazonas: 13 finalizações, 4 no gol
Bragantino x Flamengo: 19 finalizações, 6 no gol
Palestino x Flamengo: 18 finalizações, 3 no gol
Se somados todos os jogos citados acima, o Fla marcou apenas três gols. Por outro lado, foi vazado em seis oportunidades.
As atuações pífias e a falta de expectativa por melhora aumentam a crise no Rubro-Negro, que parece não ter saído de 2023. O título do Campeonato Carioca apenas mascarou o problema, que voltou à tona quando o Fla começou a enfrentar adversários mais fortalecidos.
O desempenho abaixo do esperado pressiona Tite, que não tem tempo entre as partidas. É necessário recalcular a rota e mudar de estratégia com as competições em andamento. A derrota para o Palestino colocou o Fla em uma situação crítica na Libertadores, onde a classificação depende de duas vitórias em casa e uma combinação de resultados.
Mas antes de voltar a pensar no torneio continental, o Flamengo já tem um compromisso válido pelo Campeonato Brasileiro. No sábado (11), volta a campo para enfrentar o Corithians, em jogo da sexta rodada. A partida será disputada no Maracanã, às 16h (de Brasília).