Flamengo fica na média em estudo sobre faixa etária de contratações nos últimos 5 anos

27/03/2024, 16:04
Ranking com média de idade das contratações do Flamengo na era Rodolfo Landim

Em relatório publicado hoje (27), o CIES Football Observatory ranqueou quase 800 clubes de 48 ligas. O estudo teve como base as últimas 10 janelas de transferência, ou seja, as realizadas desde julho de 2019. Na lista, o Flamengo figura no meio da tabela quando filtrados apenas as equipes do Brasileirão.

As contratações rubro-negras, incluídas as por empréstimo, concretizadas nesse período, tiveram média de 26,62 anos. É importante considerar que, apesar do Flamengo não ter o hábito buscar jovens promessas, muitos dos reforços que puxaram os números para cima chegaram sem custos (além de luvas e comissões) em oportunidade de mercado, como Rafinha, Filipe Luís, Isla, David Luiz e Vidal.

Contratos longos e multas milionárias: veja situação das joias do Flamengo

Da era Landim, ficaram de fora do estudo apenas as contratações feitas na primeira janela de Marcos Braz e Bruno Spindel, em que chegaram:

  • Gabigol (por empréstimo): 22,4 anos;
  • Bruno Henrique: 28 anos;
  • Rodrigo Caio: 25,3 anos;
  • Arrascaeta: 24,6 anos.

Na Série A, o ranking é liderado pelo Red Bull Bragantino (21,72 anos), o que não chega a ser nenhuma surpresa. A política de contratações do grupo é parecida no mundo todo. Na versão austríaca, o Red Bull Salzburg, inclusive, é o primeiro colocado entre os quase 800 clubes analisados (média de 20,93 anos). O New York Red Bull (23,07) lidera na MLS e o Red Bull Leipzig (23,09) foi o terceiro entre os clubes da Bundesliga.

Palmeiras (24,39) e Athletico-PR (24,84) completam o Top 3 do Brasileirão. Como era de se esperar, o ranking brasileiro é fechado pelo Fluminense, com média de 28,47 anos.

O estudo também fez um recorte, a título de comparação, da média de idade das contratações de 2014 até janela do início de 2019. Nessa amostragem o Flamengo caiu 0,43 de média, passando de 27,05 para os já citados 26,62.

Ranking completo feito pelo CIES Football Observatory

Média de idade dos jogadores vendidos é de 23,93

O Mundo Bola fez um levantamento com a média de idade dos atletas vendidos na gestão Landim. É importante salientar que a janela do início de 2019 foi levada em consideração, bem como só foram listadas vendas em definitivo. Ou seja, não foram levadas em consideração as saídas ao fim de contratos e atletas emprestados.

Além disso, entrou no cálculo a idade do jogador no momento em que o negócio foi selado. Assim, partindo de Henrique Dourado (fevereiro de 2019) até Matheuzinho (fevereiro de 2024), os 31 jogadores listados geraram uma média de 23,93 anos dentre os vendidos.

Isso mostra que a tendência do Flamengo é mesmo de vender jovens talentos. Os mais destacáveis da lista são Reinier, João Gomes e Matheus França. Soma-se a eles nomes como Rodrigo Muniz, Natan, Lázaro, Otávio , Vinícius Souza e Jean Lucas.


Partilha
Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...