Nos últimos anos, o Flamengo tem investido com mais afinco no futebol feminino, de modo a potencializar a modalidade. Os frutos estão sendo colhidos, e as Meninas da Gávea ganharam uma homenagem do Cinefoot.
As jogadoras do Mengão foram homenageadas após a conquista da Copinha. Uma sessão específica do festival foi dedicada ao futebol feminino, e a meia-atacante Mariana Fernandes fez um pronunciamento durante a cerimônia.
➕ Brasileirão Feminino: CBF divulga tabela detalhada das rodadas 9 a 15
O Flamengo Feminino na Copinha
Em 17 de dezembro de 2023, as Meninas da Gávea venceram o Botafogo por 2 a 0 e conquistaram o título da Copa São Paulo Feminina. Os gols que garantiram o troféu foram marcados por Mariana e Pimenta.
Com o título, o Flamengo garantiu dois importantes destaques na competição. Isso porque a edição de 2023 foi a primeira da Copa São Paulo Feminina. Dessa forma, as Meninas da Gávea eternizaram seus nomes como as pioneiras no troféu da modalidade.
A Copinha 2023
A primeira fase da competição contava com 16 clubes, divididos em quatro grupos. Ao final da etapa, os líderes de cada chave se garantiram vagas nas semifinais. Flamengo e Botafogo levaram a melhor em seus respectivos confrontos e protagonizaram o duelo final.
Em jogo com uma expulsão (Kemilly, do Botafogo) e três gols anulados (dois do alvingero e um do Flamengo), as Meninas da Gávea foram superiores e garantiram a conquista.