Flamengo fecha setembro com metade da produtividade e sem vencer no Brasileirão
Após a derrota para o Fortaleza na quarta-feira (28), o Flamengo não terá mais compromissos em setembro. O clube fechou o mês com aproveitamento de 44,4%, uma queda considerável se comparada aos 92,6% de agosto. Inclusive, o clube não ganhou nenhuma partida pelo Brasileirão e a torcida passa a se preocupar com o desempenho da equipe.
Foram seis confrontos com apenas duas vitórias, dois empates e duas derrotas. As vitórias foram diante de Vélez e São Paulo por Copa Libertadores e Copa do Brasil, respectivamente. Se serve de alento, o chamado “Flamengo de copas” entrou em campo em três oportunidades, os dois triunfos e o revés no clássico contra o Fluminense.
Confira também: Jornalista pede mudança no Flamengo antes da final da Libertadores: ‘Precisa testar’
O desempenho ruim, principalmente no Brasileirão, afasta de vez as chances de título rubro-negro no campeonato nacional. O Mengo começou setembro ocupando a segunda posição do torneio com 43 pontos e sai da sequência em quinto, com 45.
Faltando dez rodadas para o fim da competição, o Flamengo teria que tirar os 15 pontos de vantagem do líder Palmeiras. Em virtude de um mês lotado com jogos decisivos, o mais provável é que Dorival Júnior opte por equipes alternativas nas próximas rodadas do campeonato.
Outubro com foco total do Flamengo nas finais das copas
Se enquanto estava próximo ao líder o Flamengo vinha poupando os jogadores, a partir da distância atual o discurso deve mudar aos poucos. O treinador Dorival Júnior, membros da Diretoria e jogadores relutam em afirmar que o time abriu mão do Brasileiro, mas isso deve acontecer em breve.
Os dois jogos das finais da Copa do Brasil se aproximam. No dia 12 de outubro acontece a primeira partida contra o Corinthians, em Itaquera. Uma semana depois, dia 19, a volta no Maracanã. A grande final da Libertadores frente ao Athletico-PR será disputada em jogo único no estádio Monumental de Guayquil, dia 29.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.