Flamengo fecha parceria com governo Cláudio Castro visando combater violência contra mulher
O Flamengo fechou uma parceria com o Governo do Rio de Janeiro em programa de prevenção e combate à violência contra a mulher. Em cerimônia realizada na Gávea, nesta segunda-feira (23), o governador Cláudio Castro e o presidente Rodolfo Landim assinaram o documento que faz parte do programa “Antes que Aconteça”, da Secretaria de Estado da Mulher.
O protocolo focado em aumentar o apoio às vítimas foi assinado também por Heloísa Aguiar, secretária de Estado da Mulher, pela deputada federal Soraya Santos e pela primeira-dama do Estado Analine Castro. Landim falou após oficializar a participação do Flamengo, destacando o compromisso do clube com a causa.
➕ Birner deixa companheiros pasmos ao analisar possibilidades do Flamengo na Libertadores
“Ficamos muito honrados em participar dessa iniciativa. É chocante perceber que a maioria dos feminicídios acontece com mulheres que já possuem medidas protetivas. Isso mostra que precisamos intensificar nossos esforços. O Flamengo está comprometido em apoiar essa causa tão importante, para que o futebol seja sempre um espaço de alegria e não de violência”, disse o mandatário rubro-negro.
O protocolo de intenções tem o objetivo de mobilizar diferentes setores para a criação de estratégias e ações conjuntas no combate a todos os estágios da violência contra a mulher. Desde a violência psicológica até o feminicídio. O documento entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial e terá vigência de 24 meses, podendo ser renovado pelo mesmo prazo.
Além disso, está previsto a realização de palestras e criação de material educativo voltados para educação de homens e meninos pelo fim da violência contra a mulher no esporte. O Cristo Redentor foi iluminado na cor lilás após as assinaturas, para representar a luta contra a violência de gênero.
Cláudio Castro exalta projeto e participação do Flamengo
O comprometimento do Flamengo com a causa foi algo celebrado por todos que assinaram o documento, entre eles o governador Cláudio Castro. Ele frisou a importância da iniciativa e como a presença do Fla ajuda a alavancar o alcance.
“Estamos dando mais um passo importante na luta contra a violência e para proteger as meninas e mulheres do nosso estado, criando espaços mais seguros e acolhedores. Com a força do Flamengo e dessa parceria, queremos levar essa mensagem de respeito e proteção preventiva para cada vez mais pessoas”, afirmou, antes da primeira-dama citar a importância do esporte nesse processo:
“O futebol traz alegria para muitos, mas essa alegria não pode se transformar em dor para as mulheres. Essa parceria com o Flamengo é um passo importante para conscientizar a sociedade, principalmente os homens, sobre o respeito e a proteção das nossas mulheres. Precisamos trabalhar juntos para criar uma sociedade mais justa e segura para todos”, disse Analine Castro.
Heloísa Aguiar ressalta a relevância do Antes que Aconteça estar presentes os estádios: “Esse programa ajuda a proteger cada vez mais mulheres. A violência contra elas é uma realidade que precisa ser enfrentada com rapidez e ação. Com o apoio do Flamengo e outros clubes, estamos ampliando essa rede de proteção, ocupando espaços importantes como os estádios. Quanto mais rápido agirmos, mais vidas salvaremos”.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.