Flamengo faz contas para ir à Libertadores; veja chances

25/09/2023, 17:09
Atualizado: 01/11/2023
Jogadores do Flamengo lamentam derrota para o São Paulo; Fla perdeu liderança em Ranking Pluri após vice da Copa do Brasil

Após perder o título da Copa do Brasil para o São Paulo, o Flamengo depende do Campeonato Brasileiro por vaga Libertadores de 2024. Na sétima posição na tabela, o time está fora até mesmo da zona de classificação para a fase pré-Libertadores neste momento e precisa de vitórias para aumentar a probabilidade de conseguir a vaga.

De acordo com a Bola de Cristal do Brasileirão, ferramenta do Globo alimentada com as contas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de Libertadores para o Flamengo hoje são de 50,2%. Confira o ranking:

Leia mais: Diretoria do Flamengo só acertou em técnico tapa-buraco, diz comentarista do Sportv

  1. Botafogo – 99,63%
  2. Palmeiras – 86,3%
  3. Grêmio – 81,7%
  4. RB Bragantino – 74%
  5. Fluminense 67,5%
  6. Athletico – 56,2%
  7. Flamengo – 50,2%
  8. Fortaleza- 43,7%
  9. Atlético-MG-34.1%
  10. Corinthians-2%

Restando 14 jogos para o fim do Brasileirão, o Flamengo soma 40 pontos e está a apenas dois do Red Bull Bragantino, quarto colocado. Dessa forma, o time pode retornar ao G4, que dá vaga direta na fase de grupos, em apenas uma rodada.

Vale destacar que o número de vagas via Campeonato Brasileiro pode aumentar em caso de título de Palmeiras, Fluminense ou Internacional na Libertadores deste ano. Além disso, Corinthians e Fortaleza seguem vivos na disputa da Copa Sul-Americana.

Entretanto, o time vencedor precisa também terminar o Brasileirão nas seis primeiras colocação para gerar mais uma vaga. Na 24ª rodada, apenas Fluminense e Palmeiras estão no G6, enquanto o Inter está na 13ª posição, Corinthians na 10ª e Fortaleza na 8ª.

Gabigol sonha com título do Flamengo no Brasileirão e mira vaga na Libertadores

Gabigol foi um dos jogadores do Flamengo que concedeu entrevista após o jogo com o São Paulo e comentou a briga por vaga na Libertadores. O camisa 10, aliás, disse que o elenco ainda busca o título apesar da desvantagem de 11 pontos para o Botafogo.

“A gente planta para poder colher. Esse ano não plantamos muita coisa e não colhemos nada. Temos 14 jogos, agora é buscar, quem sabe, o título do Brasileirão e uma vaga na Libertadores”, disse Gabigol.


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.