Flamengo supera etapa mais difícil por Viña

Matías Viña está na Europa desde 2021 e não seria simples uma volta ao futebol brasileiro, porém o Flamengo conseguiu superar essa etapa. O lateral-esquerdo conversou com a diretoria rubro-negra e demonstrou o interesse em retornar ao Brasil. O próximo passo é negociar com a Roma, dona dos direitos do jogador. A informação é do jornalista uruguaio Nicolás Saavedra.
Leia mais: Matías Viña: análise tática e técnica do lateral-esquerdo
Flamengo e Viña chegaram a um acordo contratual. A assinatura será por quatro anos, até o fim de 2027. O Mais Querido está muito perto de acertar a contratação do defensor de 26 anos. O atleta está emprestado ao Sassuolo, da Itália, até junho. No entanto, não seria problema uma quebra de vínculo para a venda.
A Roma não vai complicar a negociação, até porque precisa seguir cumprindo um acordo com a Uefa. O clube italiano foi punido pela entidade por descumprimento das regras do Fair Play Financeiro. Devido a isso, houve uma assinatura que a obrigava a restringir seus gastos nas duas temporadas seguintes. A equipe está no propósito, aliás foi o que menos investiu em contratações para temporada 2023/24.
“Há dois parâmetros fundamentais que temos de respeitar para o FFP (Fair Play Financeiro). Uma delas é que em um período de dois anos (contados a partir de 2022) só podemos gastar 70% do nosso faturamento. E depois há uma ferramenta chamada Transfer Balance, que monitoriza a inclusão de jogadores na nossa lista da UEFA”, explicou o diretor geral de futebol da Roma, Tiago Pinto.
Além da necessidade de faturar neste período, a Roma não tem planos para o Matías Viña. Em 2023, o uruguaio foi emprestado para dois clubes: Bournemouth (Premier League) e Sassuolo (Série A).
Roma pede 10 milhões de euros ao Flamengo por Matías Viña
De acordo com o jornalista italiano Filippo Biafora, a Roma pede ao Flamengo cerca de 10 milhões de euros (R$ 53,7 milhões) pelo Matías Viña. O valor garantiria a taxa de vitrine ao Sassuolo. A diretoria rubro-negra está otimista na contratação, mas pretende pagar menos do que o solicitado pelos italianos.
Na atual temporada, Viña soma 16 jogos (14 como titular), com três assistências, pelo Sassuolo. No primeiro semestre de 2023, o uruguaio realizou 12 partidas (cinco como titular), com dois gols, pelo Bournemouth.