Flamengo estreia no Carioca: relembre pior e melhor campanhas do século XXI
O Flamengo entra em campo neste domingo (12) para abrir a temporada 2025 do clube no Campeonato Carioca, contra o Boavista, a partir das 16h (horário de Brasília). Nos tempos recentes, o clube se acostumou a fazer grandes campanhas no Estadual e chegou a ser campeão invicto no ano passado. No entanto, nem sempre foi assim.
Antes do primeiro jogo do Rubro-Negro no ano, o MundoBola Flamengo preparou um material especial relembrando pior e melhor campanhas do Mais Querido no século XXI, iniciado em 2001. Para quem está acostumado aos resultados de hoje, a lembrança pode soar inacreditável. Confira!
➕ Flamengo volta a vencer e avança à segunda fase da Copinha
Pior campanha
A trajetória do Flamengo no Carioca de 2006 foi repleta de percalços. Ainda com o formato antigo, de enfrentamento na final entre os campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, o Rubro-Negro simplesmente não conseguiu se classificar para nenhuma semifinal de turno. Situado no Grupo A, a equipe fez a seguinte campanha na Taça Guanabara:
- Flamengo 0 x 1 Nova Iguaçu
- Cabofriense 2 x 1 Flamengo
- Portuguesa 2 x 2 Flamengo
- Fluminense 2 x 2 Flamengo
- Flamengo 4 x 2 Americano
A única vitória veio na última rodada, e contra um Americano que já estava garantido como líder do grupo. No fim das contas, o time de Campos passou com dez pontos, enquanto a Cabofriense foi a segunda colocada, com nove. O Flamengo terminou no penúltimo lugar, com cinco pontos, à frente apenas da Portuguesa — que somou só um, justamente contra o Mais Querido.
Na Taça Rio, em que os times de um grupo enfrentavam os de outro, a história não foi tão diferente. Confira a campanha:
- Friburguense 3 x 3 Flamengo
- Flamengo 3 x 2 Botafogo
- Flamengo 2 x 3 Madureira
- America 2 x 2 Flamengo
- Flamengo 0 x 0 Volta Redonda
- Flamengo 1 x 2 Vasco
Mais uma vez, o time conquistou apenas uma vitória e não se classificou para as semifinais. Cabofriense e Americano, agora com o time de Cabo Frio em primeiro, foram os classificados novamente.
Vale destacar que o Fluminense fez parte do grupo do Flamengo nos dois turnos e também não conseguiu avançar de fase em nenhum. Do outro lado, o Vasco também não foi a nenhuma semifinal no Grupo B, o que deixou apenas o Botafogo entre os grandes disputando o título. Na final, o Alvinegro bateu o Madureira e selou a conquista
Na classificação geral do campeonato, o Flamengo terminou em um inacreditável penúltimo lugar, à frente apenas da Portuguesa (que foi rebaixada), com uma campanha geral de duas vitórias, cinco empates e quatro derrotas. O time marcou 20 gols e sofreu 21.
Melhor campanha
Entre as melhores caminhadas no Estadual, naturalmente, destacam-se os títulos invictos. Foram sete ao longo da história, recorde no Rio de Janeiro: 1915, 1920, 1979, 1996, 2011, 2017 e 2024. Na última delas, sofreu apenas um gol em toda a campanha, igualando um feito estabelecido pelo Fluminense de 1911 (114 anos atrás) — que o fez em seis jogos, contra 15 do Rubro-Negro.
Em um formato de disputa diferente, com uma primeira fase opondo todos os 12 times entre si, o Flamengo somou oito vitórias e três empates, marcando 23 gols e sofrendo apenas um — e com um time alternativo. Confira:
Primeira fase
- Flamengo 4 x 0 Audax Rio
- Nova Iguaçu 1 x 1 Flamengo
- Flamengo 3 x 0 Volta Redonda
- Portuguesa 0 x 0 Flamengo
- Sampaio Corrêa 0 x 2 Flamengo
- Vasco 0 x 0 Flamengo
- Flamengo 1 x 0 Botafogo
- Bangu 0 x 3 Flamengo
- Flamengo 4 x 0 Boavista
- Flamengo 2 x 0 Fluminense
- Flamengo 3 x 0 Madureira
Semifinal
- Fluminense 0 x 2 Flamengo
- Flamengo 0 x 0 Fluminense
Final
- Nova Iguaçu 0 x 3 Flamengo
- Flamengo 1 x 0 Nova Iguaçu
A campanha geral teve 15 jogos no total, com 11 vitórias e quatro empates, o que dá um aproveitamento de 82,2%. Foram 29 gols marcados e apenas um sofrido, na partida em que o time alternativo encarou o Nova Iguaçu (que viria a ser o finalista ao eliminar o Vasco na outra semifinal).
Próximo do Flamengo, Juninho não é relacionado para amistoso do Qarabag #BoletimMB #Flamengo pic.twitter.com/AppxRixtrF
— Mundo Rubro Negro - Notícias do Flamengo (@MRN_CRF) January 9, 2025