Flamengo estaria disposto a trocar NBB por campeonato de confederação
Na última semana, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) tirou a chancela do Novo Basquete Brasil (NBB). Logo, a competição tradicional da modalidade deixa de ser um torneio oficial. A ideia do órgão maior do basquete brasileiro, bem como, é organizar o Campeonato Brasileiro. Desde o anúncio, os bastidores do esporte estão bem movimentados para a definição da próxima temporada.
De acordo com o jornalista Marcius Azevedo, do Estadão, nessa segunda-feira (3) houve uma reunião dos clubes com a Liga Nacional de Basquete, que organiza o NBB. A conversa, assim, durou cerca de duas horas e não contou apenas com a presença de Paulistano e Botafogo. Para a principal competição do basquete brasileiro, 20 clubes já estão inscritos, sendo um deles o Flamengo.
Leia mais: Flamengo monta seleção para tentar recuperar hegemonia no basquete
No entanto, ainda segundo o jornalista, o FlaBasquete está entre os clubes que pode migrar para o campeonato da CBB. Mas sem sair totalmente do NBB. Neste sentido, jogaria com o sub-20 no torneio da LNB. Além do Rubro-Negro, outras três equipes também acenaram positivamente para essa possibilidade.
A CBB, portanto, deve apresentar um projeto tentador aos clubes que estão no NBB ainda neste mês de julho. Em reuniões individuais, mostrará atrativos como premiação por participação e prêmio pelo título.
Para esclarecer sobre a participação na Champions League, apesar de não ter a chancela da CBB, a LNB é sócia da federação internacional na BCLA. Com isso, é improvável que o torneio abra mão dos clubes do NBB, que foram os destaques das últimas edições.
Posicionamento do Flamengo em meio às especulações de deixar NBB
Em contato com o jornalista Guilherme Tadeu, o vice-presidente de esportes olímpicos do Flamengo, Guilherme Kroll, se posicionou sobre as especulações de deixar o NBB. “O Flamengo está inscrito no NBB, única competição nacional existente no cenário do basquete atualmente”, disse o dirigente.
De acordo com o jornalista Demétrio Vecchioli, do UOL, o Flamengo diz que não tem nada de jogar o NBB com time sub-20. O FlaBasquete está montando uma equipe de peso para encarar Franca, São Paulo, Minas e os demais adversários. Aliás, a diretoria rubro-negra tem um compromisso com a LNB, se dizendo estar fechado com a liga, e não com a CBB.
Por fim, o mês de julho será decisivo para a definição dos clubes quanto ao NBB e a CBB.
Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!