Flamengo está entre os 5 times que mais jogaram no mundo em 2024

Atualizado: 31/12/2024, 14:13
Filipe Luís em viagem do Flamengo; treinador comentou pré-temporada nos Estados Unidos

É de conhecimento geral que o futebol brasileiro tem o calendário mais intenso do mundo. Em cima disso, uma pesquisa levando em conta os times das 20 ligas mais populares do mundo, o Flamengo aparece em 5º naquele que mais disputou jogos em 2024.

A pesquisa feita pelo ‘SofaScore', mostra que com 73 partidas, o Flamengo aparece ao lado de outras 18 equipes brasileiras só no top-20, sendo que o único fora desse recorte é o Criciúma, em 21º.

➕  Lassina Traoré vira uma das prioridades do Flamengo

O único europeu que se aproxima da quantidade de jogos dos brasileiros, entrando no top-20, é o Paok, da Grécia, que disputou 61 partidas, 12 a menos que o Mengão, por exemplo.

Calendário foi prejudicial para o desempenho do Flamengo no ano

Apesar de terminar a temporada em alta com o título da Copa do Brasil, e a esperança de que 2025 ainda mais títulos virão, 2024 poderia ter sido bem diferente se não fosse o exaustivo calendário brasileiro.

Disputando todos os campeonatos e sempre nas cabeças, quanto mais vai longe nas competições, mais partidas a disputar o Flamengo teve.

Dessa forma, mesmo com um elenco recheado de peças de qualidade, as lesões e o desgaste cobraram a quantidade de jogos.

Assim, o Mengão, seja com Tite ou Filipe Luís no segundo semestre, teve que priorizar competições, não conseguindo desempenhar da melhor forma.

Prova viva do desgaste da temporada é Arrascaeta, que mesmo lesionado, optou por jogar no sacrifício a reta final decisiva do ano, tendo de passar por cirurgia após o título da Copa do Brasil.

Em 2025, com a disputa do Mundial e já contando com a Supercopa do Brasil, o Rubro-Negro pode chegar a um número recorde no século, chegando a quase 90 jogos no ano.


Compartilhe
Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.