Flamengo envia ofício à CBF contestando regulamento: "imposição autoritária"

01/02/2022, 20:07
Braz Flamengo CBF

Flamengo e CBF não vivem clima amistoso. Após a entidade ignorar as mudanças pedidas pelo Rubro-Negro no regulamento das competições realizadas em 2022, o clube classificou o documento como uma “imposição autoritária” da Confederação aos clubes. Isso porque o regulamento não foi votado.

LEIA MAIS: Flamengo e Fluminense já sabem onde vão se enfrentar pelo Cariocão

Entre as demandas solicitadas pelo clube, estavam: adiar jogo para clubes com jogadores convocados. Além disso, a obrigação de aval por contratos de TV.

Vale ressaltar que todos os clubes podem e devem enviar sugestões. Além disso, no início de toda temporada, a CBF divulga o regulamento de competições. Ele vale para todos os torneios organizados pela entidade.

No entanto, a CBF pode aceitá-las ou não. Mas no caso do Flamengo, os pedidos foram ignorados. Por isso, o fato não caiu bem na cúpula flamenguista.

Os pedidos do time foram feitos em outubro de 2021. Entretanto, a CBF divulgou o regulamento geral no dia 19 de janeiro sem acatar nenhuma sugestão.

A carta do Flamengo

Por isso, a Direção do Flamengo enviou ofício à CBF na última segunda-feira (31). No documento, o clube pediu a impugnação do documento, e contestou sua validade.

“Por esta razão, o Clube de Regatas do Flamengo vem, por meio desta, impugnar tempestivamente o RGC (Regulamento Geral de Competições) e manifestar seu profundo descontentamento com a falta de debate e aproveitamento das sugestões apresentas à época, que integram e complementam o presente documento”, escreveu o clube.

Além disso, por não poder votar o regulamento, o Flamengo classificou o documento como “imposição autoritária” da CBF.

“O art. 3o manteve a imposição autoritária de que os clubes são obrigados a aderir ao RGC sem a admissão de ressalva, o que não se justifica, a não ser que o RGC seja votado pelos clubes”, completou.

O clube falou sobre as sugestões quanto ao ‘grave desiquilíbrio’ causado pelas convocações. Assim, ressaltando que não foi acatado. Além disso, o clube afirmou que não aceita que a CBF tenha liberdade para “negociar em seu nome direitos comerciais e de marketing pertencentes ao clube”.

Flamengo vai estrear na temporada

Até então, o Flamengo ainda não ‘estreou’ em 2022. Isso porque quem fez os dois primeiros jogos foram os garotos da base, comandados por Fábio Matias. Por isso, apenas nesta quarta-feira (02) o time principal vai entrar em campo.

Além disso, também vai ser a primeira partida com Paulo Sousa na beira do campo. O português teve seu visto de trabalho regularizado e vai poder comandar o Mais Querido. Além disso, ele já vai poder contar com um rosto novo no time.

Trata-se de Marinho, primeiro reforço oficializado para a temporada, que está liberado para estrear. Isso porque o jogador teve seu nome publicado no BID, na última segunda-feira (31).

No entanto, o clube está desfalcado. Isso porque Gabigol e Everton Ribeiro estão convocados pela Seleção Brasileira. Ou seja, evidenciando, assim, os problemas apontados pelo clube. Além disso, Arrascaeta está atuando pelo Uruguai. Enquanto isso, Isla, pelo Chile.

Além das convocações, o clube pode ter desfalques por ‘lesões’. Rodrigo Caio ainda não está 100% após a internação. Além disso, Filipe Luís teve Covid-19. Apesar disso, treinou entre os titulares nesta manhã.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.


Partilha