Flamengo enfim retoma negociação com Bruno Henrique

Após alguns desencontros, Flamengo e Bruno Henrique enfim retomaram a negociação pela renovação de contrato do camisa 27. Com vínculo somente até 31 de dezembro de 2023, o histórico atacante rubro-negro já pode assinar um pré-contrato com outro clube, mas as partes trabalham pela sua permanência.
A reunião aconteceu nessa terça-feira (10), e contou com dirigentes do Flamengo e com o empresário de Bruno Henrique. Segundo informações do Uol, os envolvidos na rodada de negociações consideraram a conversa como proveitosa, apesar dos lados ainda não terem chegado a um acordo de fato sobre valores e tempo de contrato.
Leia mais: Tite põe pés no chão, mas faz projeção para Flamengo já em 2023
Um dos principais ídolos da torcida e grande destaque do time na temporada, Bruno Henrique passa a ser o foco principal da diretoria após o acerto com Tite. A reunião aconteceria no último sábado, mas foi adiada pelo Flamengo, que concentrava seus esforços na contratação de um treinador.
A reunião desta terça serviu para aproximar a equipe do atacante e a diretoria rubro-negra, que tentam chegar a um denominador comum pela permanência do craque. Novas reuniões serão marcadas, e o o Flamengo trabalha com paciência, contando com a boa relação e com a identificação que BH tem com o clube.
Flamengo e Bruno Henrique ainda divergem pela renovação
Apesar do desejo mútuo pela extensão do vínculo, Flamengo e Bruno Henrique ainda divergem sobre o tempo de contrato e sobre a parte financeira. Esses são os fatores que estariam afastando a renovação.
Aos 32 anos, Bruno Henrique pode estar prestes a assinar seu último grande contrato da carreira. Junto ao fato do atacante estar em grande fase na temporada, seus empresários subiram a pedida e fizeram exigências fora do comum para renovar com o Flamengo.
De acordo com o jornalista Mauro Cezar, seus agentes entendem que a negociação não se trata de uma renovação, e sim de uma nova compra, com o Flamengo precisando pagar luvas pela assinatura do novo contrato. Já sobre os seus vencimentos, o staff pede praticamente o dobro do salário atual, o que não cabe na realidade do clube.
Por outro lado, já começa a haver um entendimento sobre o tempo de contrato. A princípio, o Flamengo gostaria de renovar por apenas um ano, enquanto Bruno Henrique gostaria três. Assim, as partes cederam, chegaram a um meio termo, e o novo acordo deve ser por mais duas temporadas.

Leia mais: Tite terá autonomia, mas com Braz e Cia bem próximos, afirma Rodrigo Mattos
Flamengo ganha concorrência pelo atacante
Desejando a permanência de um dos jogadores mais simbólicos da segunda era mais vencedora da história do clube, o Flamengo também conta com a concorrência de clubes brasileiros e estrangeiros. No Brasil, diversos clubes da Série A demonstraram interesse, mas a principal ameaça é o Palmeiras.
Grande adversário do Flamengo nos últimos anos, o clube paulista faz força pela contratação de Bruno Henrique, e já sinalizou aos empresários do jogador que topa fazer uma proposta oficial. A oferta, inclusive, daria ao atacante um salário maior do que o oferecido pelo Rubro-Negro, com direito a três anos de contrato.
No entanto, pessoas de dentro do Palmeiras tratam a negociação como quase que impossível, pela identificação que o jogador tem com o Flamengo. Nos últimos dias, o entendimento interno é de que os empresários estariam usando o Palmeiras para conseguir um contrato melhor com o Rubro-Negro.
Tite vai opinar sobre jogadores em final de contrato
Novo treinador do Flamengo, Tite será consultado pela diretoria sobre as renovações. Além de Bruno Henrique, outros jogadores também estão na mesma situação, com seus contratos acabando em dezembro deste ano. São eles Everton Ribeiro, Rodrigo Caio e Filipe Luís.
O meia, que esteve entre os convocados de Tite na última Copa do Mundo, deve permanecer. Tanto o camisa 7 quanto o Flamengo desejam a renovação e entendem que o acordo será feito sem maiores problemas, apesar das conversas ainda não terem começado.
Leia mais: João Luis Jr: Flamengo já não é tão ruim, mas ainda tem muito a melhorar
A situação dos defensores é diferente. Rodrigo Caio, por exemplo, a princípio não irá renovar. Multicampeão com a camisa do Flamengo desde 2019, o zagueiro convive com lesões e pouco jogou nas últimas temporadas. Assim, o jogador deve ser liberado para jogar em outro clube em 2024.
Já o caso de Filipe Luís está indefinido. O jogador já se manifestou publicamente, de que jogaria mais um ano no Flamengo, e que se aposentaria do futebol caso não renovasse. Tite será fundamental em uma possível renovação, e caso o lateral-esquerdo pendure as chuteiras, é provável que receba o convite para integrar a comissão técnica.