Flamengo encara Corinthians para começar a superar estatística
Contando a final contra o Corinthians, o Flamengo participa da oitava final de Copa do Brasil de sua história. Como a competição tem a final jogada em duas partidas, é comum que os primeiros jogos sejam mais amarrados e terminem empatados, assim como aconteceu em São Paulo. Das oito finais do Flamengo, em seis oportunidades o primeiro jogo teve placar de empate.
O resultado do retrospecto nas finais anteriores serve como motivação, já que o Rubro-Negro vai precisar superar dificuldades históricas. Até o momento, o Flamengo somente foi campeão em uma dessas oportunidades, contra o Athletico-PR, em 2013. Na ocasião, o jogo de ida terminou 1 a 1 e o Flamengo venceu a partida no Maracanã por 2 a 0. Caso vença o Corinthians, esse número aumentará.
Confira também: Tabu bizarro dá confiança aos torcedores do Flamengo na final contra o Corinthians
Por outro lado, contra Grêmio, em 1997, o Flamengo empatou as duas partidas mas foi superado no critério de gol fora de casa, que não é mais utilizado no torneio. Outro dado que pode servir de alento, é que apenas duas perdas de título foram no Maracanã, contra Grêmio e Santo André (2004). Os jogos contra o Cruzeiro, em 2003 e 2017, terminaram empatados em 1 a 1, mas os jogos decisivos foram em Minas Gerais.
Vale lembrar, que a Copa do Brasil não era uma competição valorizada pelos clubes e nem pela própria CBF. Até 2013, os times participantes da Libertadores não podiam jogar a competição. Esse fator favoreceu o Flamengo a chegar finais mesmo sendo um clube desorganizado. Porém, o Flamengo agora é outro, um time com os melhores jogadores do país, dinheiro em caixa e tem empilhado títulos. A geração histórica que se formou em 2019, começa contra o Corinthians, a virada dessa estatística.
Flamengo não sofreu gols jogando em casa na Copa do Brasil 2022
Até o momento, o Flamengo disputou quatro jogos no Maracanã pela Copa do Brasil 2022. O time conhecido pelo seu poderio ofensivo, tem se mostrado muito sólido na defesa, até porque não sofreu nenhum gol atuando em seus domínios na competição.
Por outro lado, o Corinthians não conseguiu passar um jogo como visitante sem ter a meta vazada. O time paulista tem média de 1,5 gols sofridos por partida e menos de um 1 gol feito. Sendo assim, apesar de não ter histórico favorável quando empata a primeira partida, o Flamengo chega com favoritismo para decisão.
Flamengo e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (19), às 21h45, no Maracanã. Caso a partida termine empatada novamente, o título será decidido em disputa de pênaltis.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.