De acordo com Venê Casagrande, em apuração junto ao jornalista mineiro Henrique André, o Flamengo está acertando a contratação de um novo preparador de goleiros. Rogério Maia pediu para sair do Atlético-MG e está a caminho do Mais Querido. O preparador chegou ao Atlético em março de 2020 e trabalhou com Sampaoli no clube mineiro.
Rogério Maia é também treinador de goleiros da seleção olímpica. Pelo Atlético, o preparador de goleiros foi campeão da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro em 2021. Ainda que a contratação seja um pedido do técnico Jorge Sampaoli, Rogério Maia já trabalhou no Flamengo. A passagem do preparador de goleiros pelo Mais Querido foi em 2018. Na oportunidade, o profissional trabalhou com os goleiros César, Alex Muralha, Diego Alves e até mesmo Júlio César.
Leia também: Landim se irrita com oposição e promete barrar novas propostas pró-off-Rio
Preparador de goleiros falou sobre trabalho com Sampaoli
Em entrevista concedida ao GE em junho de 2020, Rogério Maia confidenciou sobre o trabalho com o treinador Jorge Sampaoli em seu primeiro mês de Atlético-MG. Rogério chegava para substituir Chiquinho, preparador de goleiros do clube mineiro desde 2012. Na época, o preparador de goleiros ainda não contava com Everson. O arqueiro chegou ao Atlético-MG apenas em setembro daquele ano. Os goleiros do clube ainda eram Victor, Rafael, Michael e Matheus Mendes.
Além disso, Rogério falou sobre a relação com Sampaoli e a metodologia de sua comissão técnica. De acordo com o preparador de goleiros, na maioria dos clubes, os goleiros treinavam a maior parte do tempo treinando separado dos demais atletas, junto ao treinador de goleiros. Com Sampaoli, os jogadores foram divididos em grupos e com um goleiro em cada grupo. Segundo Rogério, essa diferença é crucial para o trabalho de confiança entre os goleiros.
Por fim, Rogério falou sobre como Sampaoli enriqueceu seu lado profissional. Na época da entrevista, o preparador de goleiros tinha apenas um mês de trabalho junto ao treinador. De acordo com Rogério, ter trabalhado na Seleção Olímpica já trouxe uma bagagem, mas que o técnico argentino também foi fundamental para expandir seus conhecimentos. Ademais, o Rogério citou a confiança que Sampaoli transparecia no trabalho do preparador de goleiros.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.