2009 foi um dos mais surpreendentes da história do Flamengo. O Mengão conseguiu se distanciar do Z-4 no Brasileirão, arrancou na reta final e por incrível que pareça, foi o campeão do torneio nacional após uma queda brusca de Palmeiras, Internacional e São Paulo na tabela de classificação. No Carioca, o tricampeonato conquistado. Todavia, na Sul-Americana, eliminação para o maior rival e na Copa do Brasil, queda nas quartas.
No Cariocão, o Flamengo tomou um susto na reta final da Taça Guanabara. Em pleno Maracanã, o Mengão perdeu por 3 a 1 para o Resende e foi eliminado na semifinal do turno. Por outro lado, na Taça Rio veio a volta por cima. Classificação em seu grupo no primeiro lugar, triunfo contra o Fluminense na semi e título confirmado contra o Botafogo por 1 a 0.
Leia também: 2007: Flamengo vai da lanterna para G-4
Sendo assim, a decisão do Estadual foi entre Botafogo (campeão da Taça Guanabara) e Flamengo (campeão da Taça Rio). Logo após dois empates em 2 a 2, o Mengo foi campeão nos pênaltis por 4 a 2, brilhando a estrela de Bruno.
Sem Libertadores, o Mengo disputou Copa do Brasil e Sul-Americana em 2009. No mata-mata nacional, classificação diante de Ivinhema-MS, Remo e Fortaleza. Mas nas quartas de finais, empate no Maracanã em 0 a 0 contra o Inter e derrota no Beira-Rio por 2 a 1. Ou seja, eliminação. Já na Sul-Americana, queda para o Fluminense na primeira fase.
Por um regulamente sem nexo, o Fla empatou na ida em 0 a 0 com o Flu no Maracanã sem o mando de campo. Mas na volta, novo empate, agora em 1 a 1. Todavia, como teoricamente sofreu um gol fora, o Flamengo foi eliminado. Ambos os jogos foram no ‘Maraca’.
Flamengo arranca e é campeão Brasileiro
Depois de 17 anos o torcedor do Flamengo voltava a gritar que era campeão Brasileiro. Depois de um começo difícil de torneio, o Mengão arrancou com o auxílio de Petkovic e Adriano Imperador e levantou a taça com 67 pontos. O ponto que virou a chave foi a saída de Cuca após empate com o Barueri no Maracanã por 1 a 1 e chegada de Andrade.
Assim que o interino e ídolo foi efetivado, o Mengão venceu o Santos na Vila Belmiro por 2 a 1 e o resto é história. Na última rodada, a taça foi confirmada em vitória contra o Grêmio por 2 a 1 com gols de Ronaldo Angelim e David Braz.
Elenco de 2009
Goleiros
- Bruno
- Diego
- Paulo Victor
- Marcelo Lomba
Laterais direitos
- Léo Moura
- Gonzalo Fierro
- Éverton Silva
- Lenon
- Rafael Galhardo
Zagueiros
- Fábio Luciano
- Ronaldo Angelim
- Thiago Sales
- Álvaro
- Welinton Souza
- Douglas Marques
- Fabrício
- Marlon
- David Braz
Laterais esquerdos
- Maxwell
- Juan
- Egídio
Volantes
- Jônatas
- Airton
- Willians
- Maldonado
- Camacho
- Rômulo
- Antônio
Meias
- Ibson
- Marcelinho Paraíba
- Kléberson
- Toró
- Alex Cruz
- Petkovic
Atacantes
- Bruno Paulo
- Éverton
- Erick Flores
- Zé Roberto
- Dênis Marques
- Josiel
- Adriano
- Emerson Sheik
- Maxi Biancucchi
- Obina
- Gil
- Aleílson
- Paulo Sérgio
- Bruno Mezenga
Técnicos
- Cuca
- Andrade
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...