Flamengo elege novo presidente do Conselho Deliberativo nesta segunda; veja nomes e atribuições

16/12/2024, 09:14
Lomba Alvaro Ferreira Conselho Deliberativo Flamengo

A segunda-feira (16) será bastante movimentada na Gávea. Depois da eleição que consagrou Luiz Eduardo Baptista, o Bap, como presidente do Flamengo para o triênio 2025-2027, o clube se movimenta novamente para definir o presidente do Conselho Deliberativo entre 8h e 21h (horário de Brasília).

Dois candidatos concorrem ao pleito: Ricardo Lomba e Álvaro Ferreira. Abaixo, conheça um pouco mais sobre cada um dos possíveis presidentes, seus apoiadores e as principais atribuições que o vencedor terá como cabeça do Conselho Deliberativo.

Pela retomada do Flamengo com visão de futuro: MundoBola entrevista Ricardo Lomba

Ricardo Lomba

Ricardo Lomba, da chapa "Tua Glória é Lutar", traz Silvio Bastos Araújo como vice e é apoiado pelo futuro presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista. Além disso, entre os candidatos da última eleição à presidência, também recebeu suporte de Maurício Gomes de Mattos, o MGM.

Lomba foi vice-presidente de futebol na última gestão de Eduardo Bandeira de Mello, em 2018, e vice-presidente justamente do Conselho Deliberativo entre 2017 e 2018. Na área profissional, atua como Inspetor-Chefe do Departamento Alfandegário do Rio de Janeiro, na Receita Federal. 

Lomba também já tentou concorrer ao posto de presidente do Flamengo, ao fim de 2018. Porém, acabou derrotado nas urnas por Rodolfo Landim, que iniciaria seu primeiro mandato no ano seguinte. Recentemente, disse que "houve precipitação" na compra do terreno do Gasômetro devido à falta de informações.

Álvaro Ferreira

Álvaro Ferreira, que tem Rodrigo Gama como vice na chapa "Nosso Fla", é apoiado por Rodrigo Dunshee — candidato da situação que perdeu o pleito para Bap. Vale destacar que Gama é filho de Júnior, ex-lateral-esquerdo e um dos maiores nomes da história rubro-negra.

Profissionalmente, Álvaro atua como leiloeiro público há 22 anos e já ocupou o cargo de relator da Comissão do Estatuto no Conselho Deliberativo. O administrador não tem outras participações em cargos políticos do Flamengo no passado.

O que faz o presidente do CoDe?

Entre as atribuições do presidente do Conselho Deliberativo, está o comando de votações para aprovações de contratos de patrocínios e uniformes, avaliação do balanço financeiro anual do Flamengo, execução de orçamento aprovado em reunião, determinados tipos de investimentos, controle de títulos e mudanças no estatuto.

Essa última parte é especialmente importante para a gestão Bap. A vontade do futuro presidente é de profissionalizar o maior número possível de áreas do clube e reduzir o poder dos amadores, o que passa pela diminuição do número de vice-presidências rubro-negras.

Para executar o plano, porém, a gestão Bap terá de enviar para o Conselho Deliberativo uma proposta, que será avaliada e votada antes de uma decisão final.


Partilha