Eliminado! Assim acabou a noite palmeirense nesta quinta-feira (13). O Flamengo garantiu sua passagem para a semifinal da Copa do Brasil ao vencer o Athletico por 2 a 0, mas o Palmeiras não conseguiu bater o São Paulo e está fora da competição. Assim, o Mais Querido é o único time com chances de título em todas as competições.
Isso porque o Rubro-Negro se coloca perto da decisão da Copa do Brasil, mas também disputa a Copa Libertadores. O clube encara o Olimpia, do Paraguai, nas oitavas de final da competição. Além disso, o time é o segundo colocado no Brasileirão. No entanto, após 14 rodadas, o Botafogo lidera com dez pontos de vantagem: 36 a 26 pontos.
Leia mais: Flamengo recebe mais que o dobro do Palmeiras em pagamento da Fifa
O São Paulo não está na Libertadores, enquanto o Palmeiras vai focar suas energias na competição. Dos outros clubes que seguem na Copa do Brasil, Corinthians, América-MG e Grêmio, além do próprio São Paulo, o Flamengo é o único a estar vivo na Libertadores. Ou seja, buscando vencer mais uma vez as duas copas.
O mesmo aconteceu no ano passado, quando o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores. O clube tenta repetir o feito. Na Libertadores, além do Mengão, os clubes brasileiros que restam são Atlético-MG, Fluminense, Internacional, Athletico e o próprio Palmeiras.
Flamengo encara o Grêmio na Copa do Brasil
Para alcançar a decisão, o Mais Querido precisa passar pelo Grêmio. Essa será a 16ª semifinal de Copa do Brasil do Mengão e o clube busca o pentacampeonato. Mas para isso, terá que reencontrar Renato Gaúcho e reafirmar a superioridade, assim como na goleada por 5 a 0 em 2019, na semifinal da Libertadores.
Os jogos acontecerão nas semanas dos dias 9 e 16 de agosto, respectivamente, em ida e volta. No entanto, a CBF ainda vai definir e oficializar as datas e horário das semifinais do torneio. Enquanto isso, os flamenguistas ficam com o bom retrospecto na cabeça, já que o Mengo não perde em mata-mata para os gremistas desde 1997. São 12 jogos desde então, sendo seis vitórias flamenguistas e seis empates.