Flamengo e PUC-Rio se juntam para ampliação tecnológica nos esportes olímpicos
O Rubro-Negro anunciou projeto de desenvolvimento em inteligência artificial focado em auxiliar os esportes olímpicos do clube
Em nota divulgada nesta quarta-feira, o Flamengo anunciou uma parceria com a PUC-Rio. O projeto visa intensificar o uso, a produção e o desenvolvimento de novas tecnologias para o aprimoramento das performances e do cotidiano dos atletas dos esportes olímpicos do Rubro-Negro. O clube exaltou o acordo e destacou o ímpeto do clube em não ficar para trás em relação a outros times de excelência mundial.
Com a colaboração da Sports Power AI, uma startup norte-americana, o Flamengo anunciou o BAICA (Basketball Artificial Intelligente Coach Assistant). O programa consiste em um “treinador virtual” que além de analisar detalhadamente em tempo real aspectos da partida, ainda servirá para alavancar pesquisas científicas futuras para o desenvolvimento da modalidade.
Leia também: exame aponta edema ósseo em Rodrigo Caio
“A parceria com a PUC-Rio visa acelerar o desenvolvimento tecnológico dos Esportes Olímpicos do Flamengo, nos propiciando a construção de ferramentas hoje restritas aos times de ponta no mundo. Queremos ser cada vez mais uma referência em termos de inteligência no esporte, pois acreditamos que a influência da tecnologia será grande nos próximos ciclos olímpicos. Estamos muito felizes em ter ao nosso lado uma instituição de pesquisa de excelência como a PUC-Rio”, afirmou o vice-presidente dos Esportes Olímpicos do Flamengo, Delano Franco.
Veja: sem Thiago Maia e Filipe Luís, Flamengo revela relacionados para jogo com o Barranquilla
O vice-reitor de desenvolvimento da PUC-Rio, Sergio Bruni avaliou que “a cooperação servirá como o embrião para a implementação do Polo de Inovação Tecnológica em Esportes do Vale da Gávea. Estamos muito empolgados com esta parceria e vislumbramos um amplo caminho de cooperação com o Flamengo”.
*Créditos de divulgação da imagem: Flamengo / Divulgação*