Flamengo e paulistas estariam isolados na discussão da liga de clubes

01/04/2022, 19:48
flamengo brasileirão

Em matéria publicada nesta sexta-feira (1) no site ESPN.com.br, o jornalista Erich Beting informou que as conversas sobre a liga de clubes do futebol brasileiro atingiu um impasse. Segundo a reportagem, o Flamengo e os 5 clubes paulistas estariam isolados dos demais participantes das conversas, que incluem os 40 clubes das séries A e B.

Leia Mais: Flamengo ouve proposta para Liga em reunião com clubes das séries A e B

Segundo Betting, Flamengo, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos e Red Bull Bragantino estariam separados dos demais. Além disso, dez clubes formaram o grupo chamado Forte Futebol, para negociarem em bloco as questões de direitos comerciais na nova liga. No grupo estariam 10 clubes: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás e Juventude. Fluminense e Atlético -MG estariam próximos a se juntar.

Rodolfo Landim Flamengo
Foto: Paula Reis / Flamengo

De acordo com a reportagem, nove clubes do grupo, além de Flu e Galo, teriam anunciado que não mais fariam acordo com a empresa Sports Promotion para a comercialização de publicidade estática ao redor do gramado. Os 11 clubes firmaram acordo com a Brax, que ofereceu o dobro do valor que a Sports Promotion pagava. Os clubes receberam, também, a garantia de que todo o valor arrecadado será dividido igualmente. O novo acordo já vale para o Brasileirão 2022.

Divisões atrasam avanço da Liga

Quase um ano depois dos clubes terem anunciado à CBF que formariam uma liga para gerir as duas divisões principais do futebol brasileiro, as conversas avançaram pouco. Atualmente, três grupos mostraram interesse em investir na nova Liga: Codajas Sports Kapital (associada ao BTG), LiveMode com a 1190 e La Liga com XP Investimentos. No dia 15 de março, os clubes ouviram a proposta do grupo formado por La Liga e XP. Ainda não houve acordo sobre qual grupo vai ser parceiro dos clubes na nova liga.


Partilha