Flamengo e Palmeiras: Tironi usa Real Madrid e Barcelona para ilustrar diferença entre os times

Atualizado: 09/07/2025, 14:27
tironi faz análise de flamengo e palmeiras

As duas equipes mais dominantes do futebol brasileiro nos últimos anos, Flamengo e Palmeiras são exemplos de gestão e títulos. No entanto, para o jornalista Eduardo Tironi, existe uma grande diferença nesses clubes que são "Real Madrid e Barcelona" no Brasil.

➕ Crise controlada: Flamengo encerra ruído com Boto e prega foco no São Paulo

O comentarista faz alusão ao domínio de Real Madrid e Barcelona na Espanha comparando com o que acontece no Brasil com Flamengo e Palmeiras.

Junto disso, em meio a tanto equilíbrio, para Tironi, a diferença entre os dois está na blindagem.

Tironi cita a crise que cercou o Fla nos últimos dias e como "abalou" a relação entre alguns nomes, em especial José Boto, e a torcida. Em contrapartida, o Palmeiras, que vive um momento pior que o Rubro-Negro esportivamente falando, apesar das críticas ao seu treinador, não parece se abalar, internamente, pelo menos, se mantendo blindado.

"Talvez essa seja uma grande diferença entre, para mim, o que eu tenho falado, os dois times 'espanhóis' do Brasil, o Real Madrid e o Barcelona brasileiros, fazendo uma comparação com o que eu tenho falado há algum tempo... Talvez a maior diferença entre eles seja essa, o Palmeiras acaba de ser eliminado, tem contestações com relação ao trabalho do Abel por parte da torcida, mas isso parece que é imune às coisas lá dentro, não interfere em nada", dispara Tironi.

O jornalista aponta que o Flamengo, por sua vez, fez ótima campanha na Copa do Mundo de Clubes, está vivo em todas as competições, lidera o Brasileirão, mas ainda assim, cria uma crise "do nada". O que no time paulista supostamente não acontece.

"Já no Flamengo é exatamente o contrário, o Flamengo faz uma campanha considerada legal na Copa do Mundo, é o líder do Campeonato Brasileiro, e do nada surge uma crise como essa", analisa.

Crise no Flamengo já foi controlada

A crise e recentes polêmicas envolvendo José Boto no Flamengo são tratadas como “assunto encerrado” nos bastidores do clube.

Reuniões realizadas nesta terça-feira (8), no Ninho do Urubu, contaram com a presença do presidente Luiz Eduardo Baptista, que reiterou o respaldo ao trabalho do diretor técnico português. O foco agora está totalmente voltado para o confronto contra o São Paulo, no sábado (12).

Internamente, Bap considera a atuação de Boto positiva, não apenas nas movimentações de mercado, mas também pelo envolvimento direto com as categorias de base, a rotina no Ninho do Urubu e os desdobramentos dentro de campo. Mesmo com o desgaste causado pelos recentes vazamentos atribuídos ao dirigente e pela polêmica desistência na contratação de Mikey Johnston, o prestígio de Boto segue intacto.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.