Flamengo é o time que mais sofreu com decisões desfavoráveis do VAR; relembre polemicas

Atualizado: 08/11/2024, 18:17
Cabine do VAR vazia na beira de campo. CBF definiu árbitro de vídeo para Flamengo x Fortaleza

Próximo do fim do Brasileirão, o campeonato ficou marcado por diversas polêmicas e muitas vezes pelo mal uso do VAR. A tecnologia que chegou para ajudar o esporte a ficar mais “limpo”, em vários momentos complicou jogos, e o Flamengo se vê atualmente como um dos mais afetados por decisões do árbitro de vídeo.

O Mengão é o time que mais sofreu com decisões desfavoráveis no VAR, no Brasileirão, até aqui. Empatado com o Corinthians, ambos os times tiveram dez decisões negativas para as equipes. Ou seja, um cartão amarelo que se tornou vermelho, um amarelo que era vermelho para o adversário ou um pênalti apitado em campo, mas que após revisão, se fez o contrário.

Retrospecto fora de casa é trunfo do Flamengo para final da Copa do Brasil contra Atlético-MG

Relembre polêmicas envolvendo o Flamengo, após decisões contrárias do VAR:

Gol anulado de Alcaraz: Cruzeiro x Flamengo

O caso mais recente foi a anulação do gol de Alcaraz, na última rodada do Brasileirão. Nessa ocasião, no lance do gol, Charly cobrou escanteio, a bola desviou em Alex Sandro, e em seguida foi cortada por um defensor do Cruzeiro. A bola voltou nos pés do meia argentino, chutou de primeira e fez o gol.

Em campo o árbitro deu o gol, mas após ser chamado, e analisar o VAR, a interpretação foi que o desvio de Alex Sandro, interferiu na ação do zagueiro adversário, transformando o corte, em uma ação não deliberada, que não configura um novo lance, marcando assim impedimento de Alcaraz.

Gol anulado de Fabrício Bruno: Vitória x Flamengo

Outro caso foi em partida diante o Vitória, no Barradão, onde o Flamengo venceu por 2 a 1. Quando a partida ainda estava 1 a 0 para o Mengão, Arrascaeta cobrou escanteio, a jogada prosseguiu, e após mais um cruzamento na área, a bola sobrou para Fabricio Bruno marcar.

O gol, no entanto, foi revisado e anulado no VAR, em imagem inconclusiva, que supostamente mostra Arrascaeta dando dois toques na cobrança de escanteio.

Gol anulado de Gabigol: Athletico-PR x Flamengo

Gabigol também teve gol anulado em decisão contrária ao Flamengo. Em empate com o Athletico-PR no primeiro turno, na Ligga Arena, por 1 a 1, o camisa 99 poderia ter aberto o placar quando ainda estava 0 a 0, mas analise um tanto quanto precipitada pode ter anulado o gol.

Em imagens da revisão publicadas pela CBF, com o áudio da equipe de vídeo, é possível ouvir uma assistente escolhendo o frame errado do contato de Luiz Araujo com a bola, que resulta no gol de Gabigol.


Compartilhe
Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.