Flamengo é o time com mais vitórias na Copa do Brasil; veja as maiores vítimas

11/05/2022, 14:16
Taça da Copa do Brasil em final

O Flamengo enfrenta o Altos-PI, às 19h (de Brasília), desta quarta-feira (11), no estádio Raulino de Oliveira. Basta um empate para a classificação rubro-negra para as oitavas da Copa do Brasil. No entanto, o Mais Querido pode contar com um bom retrospecto do torneio para garantir a vitória.

Afinal, o Flamengo é o time com mais triunfos na história do Copa do Brasil. O Rubro-Negro lidera o ranking até com certa folga devido às 113 vitórias do clube na competição. O vice-colocado é o Grêmio, seguido do Vasco, com 109 e 99 triunfos respectivamente. O quarto é o Palmeiras com 94 vitórias, já o Atlético-MG fecha o top-5 com 90 duelos conquistados.

Leia mais: Com nove desfalques e dois retornos, Flamengo divulga relacionados para jogo contra Altos-PI

Na segunda posição, o Grêmio também ocupa outro cargo na Copa do Brasil: a maior vítima do Flamengo. Ao todo, cariocas e sulistas se enfrentaram em 16 oportunidades, com 7 vitórias rubro-negras. A última delas foi no ano passado, em um 2 a 0, no Maracanã. Àquela altura, o Grêmio mandou a campo um time reserva após a vitória do Flamengo por 4 a 0 na partida de ida, em Porto Alegre. Ou seja, no agregado ficou 6 a 0.

Dois times ocupam a 2ª posição

Vitória, Remo e ABC dividem o posto de segunda vítima favorita do Flamengo, com seis vitórias rubro-negras. O triunfo sobre o Vitória foi o mais antigo: um 2 a 0 com gols de Ibson e Nenê (contra), em 2004, sob o comando de Abel Braga.

Leia mais: Com viagens seguidas e sem Maracanã, Flamengo percorre 24.400 quilômetros em 22 dias

Já contra o Remo, a última vitória foi em 2013, ano do tri e último título da Copa do Brasil. Hernane Brocador marcou um hat-trick e garantiu o placar de 3 a 0 no Raulino de Oliveira, mesmo estádio da partida desta quarta-feira contra o Altos.

Por fim, Flamengo venceu o ABC por 1 a 0, na Arena das Dunas, no ano passado. Após vencer a primeira partida por 6 a 0, o Rubro-Negro mandou um time recheado de garotos para a volta. Inclusive, até o técnico Renato Gaúcho foi poupado do confronto. Maurício Souza foi o comandante naquela partida e viu João Gomes marcar o gol da vitória em Natal.

Leia mais: Flamengo x Altos-PI: Paulo Sousa vai contar com retorno importante de zagueiro

A quarta equipe com mais derrotas para o Flamengo é o Coritiba. São ao todo quatro vitórias rubro-negras. A última partida entre as equipes também foi na Copa do Brasil do ano passado. Assim como contra o Altos, o Rubro-Negro enfrentou o Coxa pela terceira fase do torneio. O Mais Querido tenta repetir a classificação da última edição, como fez após derrotar os curitibanos por 2 a 0, com gols de Vitinho e Bruno Henrique.

Flamengo e Altos pode ganhar contornos dramáticos

Como não tem mais regra de gol fora de casa, o Flamengo precisa somente de um empate para garantir a classificação. Contudo, qualquer vitória do Altos por um gol de diferença leva a partida para os pênaltis. Por isso, a partida de hoje pode ganhar ares dramáticos, até porque uma eliminação pode representar a demissão de Paulo Sousa.

Conforme apurou Bruno Guedes, do Mundo Bola, em caso de derrota, Paulo Sousa não deve continuar no comando técnico. De acordo com a apuração, há insatisfação interna com o futebol do Flamengo. Na Gávea, há pressão sobre o trabalho do português e a maneira com que os problemas se acumulam também fora de campo, como as mudanças constantes de atletas.

Leia mais: Sem jogadores do Flamengo, Tite divulga convocados com dois Garotos do Ninho

A avaliação é de que chegando a quase cinco meses à frente do Rubro-Negro, a equipe segue sem apresentar competitividade. Além disso, vem enfrentando muitas dificuldades contra adversários considerados tecnicamente inferiores, como o próprio Altos e os times do Grupo H da Copa Libertadores.

postura do presidente Rodolfo Landim é de não quebrar mais uma sequência de trabalho, como ocorreu duas vezes em 2021. Outro fator determinante na garantia de Paulo Sousa é seu elo com o vice-presidente de futebol do Flamengo, o Marcos Braz. A contratação do técnico foi costurada diretamente por ele. Assim, o mandatário rubro-negro não deseja intervir sobre a pasta neste momento.


Partilha
José Mário Ferraz
Autor
Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro