Passei a última semana refletindo sobre a atuação do Flamengo contra o Amazonas e, depois contra o Red Bull Bragantino. Quer dizer, fiquei refletindo sobre a movimentação da torcida e os paradoxos e idiossincrasias da mesma.
Na última quarta, Dia do Trabalhador, o Flamengo enfrentou o Amazonas e jogou um futebol bem aquém. Acho que isso é um consenso. O que me impressionou foi a histeria nas redes sociais, por parte da “imprensa”, alguns influenciadores (seja lá o que isso signifique) e especialmente da torcida.
➕ RICO MONTEIRO: Afinal, o torcedor tem o direito ou não de criticar?
E é sobre essa que me debrucei e refleti. Como eu disse, que o Flamengo poderia e deveria ter feito mais no jogo. É consenso, porém o que me preocupa é perceber que a torcida do Flamengo, exigente por natureza, está beirando a insanidade.
Essa insanidade tem uma raiz, e parte justamente daqueles que pegam o Flamengo e o utilizam como usufruto. Especialmente os anti Flamengo. Eles vão se aboletando nas redes e quando você percebe estão lá cobrando o Flamengo, mais do que cobram os seus clubes de coração.
A pergunta é: qual o real interesse nisso? A resposta pode não ser simples, mas vou resumir em 2 (dois) aspectos, o primeiro é obvio, o famigerado engajamento, afinal o Flamengo vende e rende.
Já o segundo é a percepção que eles tem de que nossa torcida adora uma teoria da conspiração e acreditamos em qualquer esparrela. Pronto, o prato tá cheio e eles se fartam, ganham dinheiro com os cliques e ainda criam crises inexistentes no maior rival.
Galera, não precisamos de teoria da conspiração inventada por influenciadores ou torcedores de outros clubes ou mesmo de Flamenguistas que se preocupam mais com o seu canal do que com o Clube.
➕ Doações de esposas de jogadores do Flamengo vão para o RS
Temos altivez para saber o que é bom ou não pro nosso clube. Não se deixem levar por essa patotinha que tá aí. A prova disso ficou escancarada contra o Red Bull. Afinal onde estavam os paladinos da justiça da primeira rodada contra o Atlético Goianiense para falar do que aconteceu em Bragança?
Engraçado, sumiram né. Infelizmente o pessoal não percebe esse movimento coordenado, pois de tanta raiva que estavam com o que aconteceu em Bragança, esqueceram de ver quem se posicionou de forma veemente como fizeram na primeira rodada.
Aconselho, façam esse exercício, procurem as manifestações e vocês verão quem é quem. E já adianto, na próxima rodada eles estarão à postos para destilar argumentos insanos, pra inflamar a torcida em debates rasos e vazios, só pra gerar conteúdo.
Enfim, chegou o dia do jogo mais importante do ano (até agora). É vencer ou vencer o Palestino no Chile. E depois vamos utilizar da nossa soberba e arrogância, metendo um rumo à Tóquio beleza. Deixem esses babaquaras pra lá. Eles sabem nada de Flamengo.