Flamengo é o clube com mais nadadores convocados pela Seleção Brasileira em 2025

Atualizado: 09/07/2025, 22:07

Com base nas convocações para as cinco principais competições internacionais de natação em 2025, o Flamengo se consolida como a principal força na formação de atletas para as Seleções Brasileiras. Ao todo, 18 nadadores do Mais Querido foram chamados para representar o país, o maior número entre todas as agremiações.

Maria Lenk: nadadores do Flamengo brilham no terceiro dia

As equipes nacionais foram montadas para disputar o Mundial dos Esportes Aquáticos em Singapura, o Mundial Júnior em Otopeni (Romênia), as Universíades em Berlim (Alemanha), o Sul-Americano Juvenil no Rio de Janeiro e as Ginasíades Sub-15 na Sérvia.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

O Flamengo, ao lado do Pinheiros, são os dois únicos clubes a cederem atletas para todas as cinco seleções. Enquanto o Mengão lidera com 18 convocados, o clube paulista vem logo atrás, com um total de 14 nadadores, empatado com o Minas Tênis Clube na segunda posição geral.

Flamengo se destaca como formador de atletas

A Unisanta foi a base da Seleção para o Mundial de Singapura, com cinco atletas. O Minas Tênis Clube dominou as convocações para o Mundial Júnior e para as Universíades, com cinco nadadores em cada uma. Já o Flamengo mostrou sua força nas categorias de base, sendo o clube com mais representantes tanto no Sul-Americano Juvenil, com nove atletas, quanto nas Ginasíades Sub-15, com cinco.

O levantamento, feito pelo site "Best Swimming", inclui um total de 23 clubes com atletas convocados, evidenciando a concentração de talentos em poucas equipes. Depois de Flamengo, Pinheiros e Minas com 14 atletas cada, o SESI-SP aparece na quarta posição com 10 nadadores, seguido pela Unisanta, com oito.

A força do Flamengo, especialmente nas categorias mais jovens, aponta para uma continuidade do clube como um dos pilares da natação brasileira nos próximos anos.


Compartilhe
James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.