O Tri da Copa Libertadores da América 2022 coloca o Mais Querido em um rol exclusivo de times na competição continental. Afinal, o Mengão é o sétimo a ser campeão sem perder em 62 edições já disputadas até aqui. Os outros campeões invictos são: Peñarol (1960); Santos (1963); Independiente( 1964); Estudiantes (1969 e 1970); Boca Juniors (1978) e Corinthians (2012).
Sendo assim, a mesma competição que coloca o Flamengo com mais títulos da Libertadores entre clubes brasileiros (três conquistas), também o transforma no terceiro clube do país a terminar sem perder nenhum jogo. Aliás, o Fla empatou apenas uma partida, ainda na fase de grupos, desde que passou para o mata-mata venceu todos os jogos até ser campeão.
Confira também: Flamengo é tri e Denir bate marca histórica no clube
Além disso, com apenas um empate em 12 jogos, o clube também conquista o segundo melhor aproveitamento de todos os tempos, 94,87%. O Estudiantes de 1969 terminou com 100%, mas disputou apenas quatro partidas, pois o regulamento determinava que o campeão do ano anterior começasse já nas semifinais da edição seguinte.
Por fim, o Flamengo também garante vaga no próximo campeonato Mundial de Clubes, que será disputado em 2023. E assim como a torcida pede em todos os jogos através da música “Em Dezembro de 81”, o elenco do Flamengo pode ser campeão de mais um título para a galeria, que seria o segundo na história do Rubro-Negro.
Relembre a trajetória do Flamengo para ser campeão da Libertadores 2022
Fase de grupos:
- Sporting Cristal 0 x 2 Flamengo
- Flamengo 3 x 1 Talleres
- Universidad Católica 2 x 3 Flamengo
- Talleres 2 x 2 Flamengo
- Flamengo 3 x 0 Universidad Católica
- Flamengo 2 x 1 Sporting Cristal
Oitavas de final
- Tolima 0 x 1 Flamengo
- Flamengo 7 x 1 Tolima
Quartas de final
- Corinthians 0 x 2 Flamengo
- Flamengo 1 x 0 Corinthians
Semifinais
- Vélez Sarsfield 0 x 4 Flamengo
- Flamengo 2 x 1 Vélez Sarsfield
Final
- Flamengo 1 x 0 Athletico-PR
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.