Líder do Brasileirão após sete rodadas, classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da Libertadores, além de campeão carioca, o Flamengo vive um 2024 de grande rendimento. E os números confirmam isso. O Rubro-Negro lidera em 2024 a grande maioria dos indicadores que apontam para uma temporada vencedora. O Fla está na frente dos seus principais rivais da série A em seis dos oito levantamentos feitos.
Perto da metade da temporada 2024, o Flamengo é o líder em aproveitamento, com 74,4% dos pontos conquistados. Inter (73,1%), Bahia (70,6%), Atlético-GO (70,2%), Athletico-PR (69,9%) completam o top 5 entre os clubes da série A do Brasileirão. O aproveitamento conta todos os jogos oficiais na temporada.
➕Flamengo pode não ter lateral-esquerdo para jogo contra Grêmio
Ainda conforme o site de dados Sofascore, o Flamengo também lidera os seguintes indicadores: menor média de gols sofridos por jogos (0,37); maior sado de gols (44), maior percentual de jogos sem sofrer gol (70%), maior aproveitamento em casa (88,9%), maior nota Sofascore (7,13).
Tite afirmou diversas vezes que busca Flamengo equilibrado
Os números apurados até o momento na temporada 2024 mostram que o técnico Tite está alcançando o objetivo traçado para o Flamengo. Em quase toda entrevista coletiva após partidas do Rubro-Negro, o treinador fala em equilíbrio. Ele quer um time que tome poucos gols e marque muitos.
A última apresentação do Flamengo foi talvez o exemplo perfeito do que Tite busca. A goleada histórica por 6 a 1 sobre o Vasco, no Maracanã, mostrou um time muito sólido defensivamente, pois permitiu apenas dois chutes do Vasco no gol de Rossi. Uma bola entrou, logo no início, mas, em geral, o Fla foi seguro. Por outro lado, no ataque o Flamengo foi devastador. Foram 30 finalizações em pouco mais de 90 minutos. Os seis gols surgiram em um universo de incríveis 18 finalizações no alvo.