Flamengo é intimado a prestar esclarecimentos em CPI das Pirâmides Financeiras

27/06/2023, 10:27
CT Ninho do Urubu; Flamengo evitou "pegadinha" igual da LFF na Libra para venda de direitos de transmissão

Uma intimação chegou ao Flamengo, que deve prestar contas sobre seu envolvimento com criptomoedas, ao lado de diversos times brasileiros. Um ofício da CPI das Pirâmides Financeiras foi enviado aos clubes, em busca de entender seus posicionamentos, com contratos firmados. Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), também está envolvida.

De acordo com o portal ‘Livecoins’, todos os intimados pela Câmara dos Deputados terão até o próximo dia 1º de julho para responderem sobre seus envolvimento com o mercado cripto. Acima de tudo, oficialmente, nenhuma equipe chegou a divulgar sobre a solicitação de informação emitida no último dia 21 de junho.

Leia mais: Cavando vaga? Pogba posta foto e anima torcida do Flamengo

O que é criptomoeda?

Uma criptomoeda, também conhecida como cibermoeda é como uma moeda geral, porém de forma digital. Normalmente é utilizada a tecnologia de blockchain e da criptografia para assegurar a validade das transações e a criação de novas unidades da moeda, assim como nas físicas.

Lançada em 2021, a moeda do Flamengo é conhecida como ‘$MENGO’, e chegou a custar 3,94 de dólares em novembro daquele ano. Contudo, cada fan token do Mais Querido chegou a despencar 88%, custando apenas 0,44 de dólar na última segunda-feira (26). Por conta do envolvimento com a criptomoeda, também acabou sendo alvo da CPI.

O ofício enviado ao Flamengo

Emitido no dia 21 de junho de 2023, o ofício de nº 07/2023 chegou a ser enviado aos dirigentes do Fla. Na ocasião, tudo ficou em nome de Rodolfo Landim, presidente do clube carioca, que agora deve responder à Câmara segundo as informações requisitadas.

“Tendo em vista a aprovação do Requerimento nº 11/2023, pelo Colegiado, conforme cópia em anexo, solícito a Vossa Senhoria que encaminhe a esta CPI informações relativas a “contratos firmados que tenham por objeto serviços de publicidade, marketing digital e propaganda cujo conteúdo tratar de criptoativos, incluindo qualquer tipo de negociação ou custódia desses ativos”.

Foto: Reprodução

Além do Flamengo, quais outros clubes estão envolvidos?

Além do Flamengo, a própria Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Santos, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco da Gama, Fluminense, Botafogo, Atlético Mineiro, Grêmio, Internacional e Cruzeiro também terão de dar uma resposta. Respectivamente, os presidentes de cada equipe terão de tomar conta do recado enviado pela Câmara dos Deputados.


Partilha