Flamengo é favorito ao Brasileirão 2026, diz site português: 'germanização' à vista

Atualizado: 28/01/2026, 10:47
Jogadores do Flamengo comemoram com o troféu após conquistarem o campeonato na partida do Brasileirão 2025 entre Flamengo e Ceará, no Estádio do Maracanã, em 3 de dezembro de 2025, no Rio de Janeiro, Brasil.

O Brasileirão 2026 começa nesta quarta-feira (28), e o Flamengo entra em campo já tratado pela imprensa europeia como favorito ao título. Em análise publicada pelo jornal português "A Bola", o Rubro-Negro é apontado como protagonista de uma possível "germanização" do futebol brasileiro, em referência à hegemonia do Bayern de Munique.

Palpites São Paulo x Flamengo pelo Brasileirão: horário, onde assistir e escalações

Se nos últimos anos falava-se em "espanholização", um duopólio entre Flamengo e Palmeiras, similar a Real Madrid e Barcelona, a projeção para os próximos anos é diferente. Para os europeus, o Fla fatura "substancialmente mais" que o já milionário rival paulista, assumindo o papel do gigante alemão que domina a Bundesliga de forma insaciável.

Paquetá e o 'abismo financeiro'

A publicação utiliza a negociação por Lucas Paquetá como o maior exemplo dessa nova era. O jornal ressalta que os valores astronômicos envolvidos na transação (42 milhões de euros) "não assustam o clube mais popular do Brasil", enquanto outros times sofrem para fechar as contas.

"Talvez o Mengão já tenha implodido a lista, através de Lucas Paquetá. (...) Como o Fla, atual campeão brasileiro e sul-americano, fatura substancialmente mais do que o já de si milionário Verdão, muitos observadores falam até em 'germanização'", diz trecho da análise.

'Intrusos' e o fator Copa do Mundo

Apesar de apontar o Flamengo como o "Bayern brasileiro", o diário alerta que o título não está ganho. O texto cita o Cruzeiro como o novo "intruso" na disputa pelo título, destacando a compra de Gerson (ex-Flamengo) por 27 milhões de euros.

Além disso, a análise lembra que o Brasileirão 2026 será um torneio atípico, dividido em "a.C. e d.C." (antes e depois da Copa). Com a paralisação para o Mundial nos EUA, México e Canadá, o campeonato será partido ao meio, o que pode gerar imprevistos e mudanças de rumo que nem o dinheiro pode controlar totalmente.

Olho nos rivais

O jornal também mapeou as movimentações dos adversários:

  • Palmeiras: segue forte sob o comando de Abel Ferreira e mira Jhon Arias (ex-Flu, hoje no Wolves).
  • Fluminense: reforçado com Guilherme Arana e Savarino.
  • Santos: citado como o time dos "controversos" Neymar e Gabigol.

O Flamengo estreia no Brasileirão logo mais, às 21h30 (horário de Brasília), contra o São Paulo, no Morumbi, buscando provar em campo que a "germanização" é uma realidade.


James Brito
Autor
26 anos, natural de Vitória da Conquista (BA), jornalista em formação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Curioso por natureza, busca no esporte um campo infinito para observar, aprender e comunicar.