Flamengo é eliminado da Libertadores sem vencer fora de casa um ano após título invicto

11/08/2023, 00:02
Bruno Henrique durante eliminação do Flamengo para o Olimpia

Em 2022, o Flamengo levantou o tricampeonato da Copa Libertadores. E o título em Guayaquil, no Equador, aconteceu da forma mais cristalina possível: invicto. A campanha flamenguista contou com 12 vitórias e um empate. O empate aconteceu durante a fase de grupos, e o Mais Querido venceu os sete jogos do mata-mata, das oitavas até o jogo único da grande final.

No entanto, a campanha em 2023 foi bem diferente. O time teve muitas dificuldades jogando fora de casa e foi eliminado sem vencer sequer uma partida fora de seus domínios. Foram quatro jogos no exterior, empatando dois e perdendo outros dois. A estreia do time na competição já foi uma derrota fora de casa, para o modesto Aucas, do Equador, por 2 a 0.

Leia mais: Olimpia 3 x 1 Flamengo: time sofre virada, passa novo vexame e está eliminado da Libertadores

Em seguida, o time empatou com Racing, por 1 a 1, e Ñublense, pelo mesmo placar. A derrota por 3 a 1 para o Olimpia foi o quarto jogo fora de casa sem vitória e era um jogo para ser visto com muito cuidado. Isso porque o retrospecto fora de casa mostrava que o time deveria dar atenção especial a isso. Até porque tratava-se de um dos jogos mais importantes da temporada, que decidiria a vida da equipe, e a decisão foi a pior possível para os rubro-negros.

O Flamengo só conseguiu vencer na Copa Libertadores jogando dentro de casa. As três vitórias na fase de grupos aconteceram dentro de casa, contra Racing, Ñublense e Aucas. Se um dos resultados fosse diferente, a queda poderia ter sido ainda mais precoce. Nas oitavas de final, o Rubro-Negro também venceu o jogo de ida contra o Olimpia, por 1 a 0 no Maracanã, mas foi longe do Rio de Janeiro que o calo apertou.

Flamengo foca na Copa do Brasil e no Brasileirão

Resta ao Flamengo lamber as feridas e virar a chave para não passar em branco em 2023. A Copa do Brasil é a possibilidade mais real. Isso porque o time venceu a ida da semifinal contra o Grêmio fora de casa, ao contrário do que acontece na Libertadores, por 2 a 0. A volta é no Maracanã e acontece na próxima quarta-feira (16).

A outra possibilidade é o Brasileirão, mas o Botafogo possui 44 pontos na liderança, enquanto o Flamengo é o segundo com 31. Ou seja, são 13 pontos de diferença. Se quiser brigar pelo título do Brasileiro, precisa torcer por tropeços do rival e começar a vencer.