Flamengo fecha acordo para captação de atletas no Nordeste com clube do Ceará
O Flamengo fincou ainda mais suas raízes na região Nordeste do Brasil. Na manhã desta quarta-feira, 29/11, o Rubro-Negro da Gávea celebrou uma parceria de prospecção de atletas para sua base com o Centro Esportivo União. Marcos Biasotto, gerente de inteligência, e Luís Júnior, coordenador de captação estiveram presentes como representantes do Flamengo em uma cerimônia no Hotel Sonata, em Fortaleza.
O União foi fundado em 1980 no bairro de Dom Lustosa, zona oeste de Fortaleza. O clube se notabiliza desde então pelo forte trabalho social, utilizando o futebol como uma ferramenta para afastar jovens da violência na periferia da capital cearense.
Atualmente o CEU disputa as categorias de base e profissional do Campeonato Cearense de Futebol. No início de novembro foi campeão da terceira divisão e jogará a segunda divisão. O foco da parceria com o Flamengo, entretanto, não visa jogadores profissionais, e sim jovens atletas entre 12 e 17 anos. A inauguração de um moderno Centro de Treinamento, previsto para ficar pronto em breve, teve grande importância para que o acordo fosse firmado.
Carlos Lima, presidente do Centro Esportivo União, ressaltou a importância do projeto para o futebol cearense: “Agradecemos imensamente aos diretores do Flamengo por nos dar essa oportunidade. Ter o projeto aprovado e aceito pelo Clube de Regatas do Flamengo só enobrece e coroa o nosso planejamento que foi exaustivamente idealizado. Entendemos que não apenas o Centro Esportivo União irá ganhar com essa parceria, mas toda a garotada, desportistas e profissionais do futebol cearense”, declarou ao site oficial do clube.
O Flamengo pretende expandir sua prospecção de atletas de base, como explicou Luis Nogueira, assessor presidencial de futebol, em entrevista ao Mundo Bola em julho deste ano: "É preciso proximidade com outros clubes e ampliarmos a rede de escolinhas e parceiros regionais. Houve avanços na qualidade da base já nos últimos anos. Nosso sub-20 melhorou, nosso sub-17 é forte. Foram atletas trazidos pela nossa rede de contatos e esforço dos profissionais do clube mesmo sem contar com a estrutura ideal de captação do clube", declarou à época.
Com o grande objetivo de captar com mais rapidez e qualidade, o Flamengo pretende fechar uma parceria neste formato em cada região geográfica brasileira. Um gerente de futebol com experiência em prospecção no futebol brasileiro será contratado pelo Flamengo para acompanhar o desenvolvimento dos atletas do CEU -- este profissional será o único investimento do Flamengo em todo o acordo -- e o clube cearense ganha em imagem, metodologias e no percentual de direitos econômicos de atletas que por ventura interessem a base em Vargem Grande, que pode girar em torno de 30% a 40%. O processo de seleção do gerente de futebol do Flamengo que atuará no Centro de Treinamento do CEU já está em andamento.
A reportagem entrou em contato com Luis Nogueira para saber mais a respeito da parceria:
Mundo Bola: Qual o prazo da parceria?
Nogueira: Dois anos renováveis por mais dois.
Mundo Bola: Uma das críticas a este tipo de parceria é o risco de ter a imagem arranhada. Como o Flamengo se protegeu?
Nogueira: Se o CT deles não estiver pronto até 31/12/2018 podemos rescindir. O União está sendo tocado por um grupo muito sério. Nosso pessoal teve diversas reuniões e tudo foi minuciosamente avaliado pelo jurídico. O contrato não traz risco ao clube, seja financeiro ou de imagem.
Mundo Bola: Esse perfil de parceria será expandido para outras cidades do Brasil?
Nogueira: Ideia é ter um em cada região do Brasil.
Mundo Bola: Há alguma negociação em curso com outro clube?
Nogueira: Negociação ainda não, início de namoro.
Mundo Bola: Existe alguma obrigatoriedade do Flamengo captar um determinado número de jogadores por ano?
Nogueira: Não! E podemos levar atletas que captarmos na região para ficar em monitoramento lá.
Mundo Bola: Equipes do CEU podem fazer intercâmbios no Ninho do Urubu?
Nogueira: Está previsto sim. Podem ir nos visitar até 2 vezes por ano, de 6 em 6 meses para intercâmbio.
Imagens usadas no post e redes sociais: Divulgação.