A janela está fechando. Os clubes têm até o final da tarde desta quinta-feira (20) para inscrever novos jogadores no sistema da Confederação Brasileira de Futebol, e, portanto, o Flamengo deve fechar a janela de transferências estendida sem nenhum novo reforço, como havia sido prometido por Marcos Braz.
A janela para transferências internas se encerrava no dia três de abril, mas o prazo foi prorrogado pela CBF, por conta de episódio envolvendo o Água Santa, que chegou na final do Paulistão mas perderia a maioria de seus jogadores que já estavam acertados com outros clubes e teriam que sair antes da decisão. Após pedidos do clube paulista, a CBF decidiu prorrogar o prazo de inscrições para todo o Brasil.
Leia mais: Próximos jogos do Flamengo: Brasileirão e decisão na Copa do Brasil
Mas apesar de ganhar mais tempo, o Flamengo não aproveitou para reforçar seu elenco. Marcos Braz chegou a assumir publicamente que o time tinha carências importantes, que precisava de lateral direito e de volante, prometeu que o Rubro-Negro iria se reforçar mas ficou só no discurso. Em 2023, o único jogador que chegou até o momento foi Gerson, contratado junto ao Olympique. O goleiro Rossi, ex-Boca, assinou pré-contrato mas só chega no segundo semestre.
Precisando olhar para o mercado doméstico, o Flamengo chegou a conversar com o Fortaleza pela contratação do volante Hércules, de 22 anos. Destaque do time de Vojvoda, o jogador tem contrato até 2026, e o presidente do Leão admitiu que negociou com o Mais Querido:
“O Hércules é um grande ativo do Fortaleza. Esse ano ele está amadurecendo ainda mais, é um jogador mais pronto. Existe o interesse de clubes brasileiros no Hércules, o Flamengo é um deles e nós conversamos sim com o Flamengo”, afirmou Marcelo Paz.
Marcos Braz relembrou investimentos do Flamengo na janela
Portanto, sem novos reforços até a próxima janela de transferências, que abre no dia 3 de julho, Sampaoli terá que trabalhar com o que tem à disposição, elenco que apesar de carências pontuais, é considerado por muitos como o melhor da América do Sul. Cobrado pelas promessas em relação a reforços, Marcos Braz lembrou dos investimentos do clube em 2023.
Em entrevista à ESPN, no final de março, o dirigente se defendeu e citou Gerson, Ayrton Lucas e o goleiro Rossi:
“O Flamengo sempre que possível está no mercado, as pessoas esquecem, mas o Ayrton Lucas não era nosso e efetivamos a compra. Mais à frente, a gente contrata o Gerson, o empenho para fazer isso. No meio do processo, o Flamengo contrata o Rossi, vem no primeiro dia da janela, talvez venha antes para começar os treinos”, afirmou.
A janela de transferências do segundo semestre vai do dia 3 de julho até 2 de agosto, período em que termina a temporada europeia. Assim, o Flamengo deve encontrar maior facilidade para trazer jogadores do velho continente.