CBF divulga calendário da base masculina em 2023, veja competições que o Flamengo disputa

27/12/2022, 16:58
Flamengo campeão brasileiro sub-20

O calendário das categorias de base em 2023 terá mudanças. A Confederação Brasileira de Futebol divulgou na segunda-feira (26), algumas novidades para a próxima temporada. A entidade máxima do futebol brasileiro vai organizar cinco competições nacionais e a base do Flamengo estará presente em todas elas.

Além dos tradicionais Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil no Sub-20 e no Sub-17, o Flamengo deve disputar em 2023 a primeira edição do Brasileirão Sub-15 (jogadores nascidos a partir de 2008). Outras mudanças foram o fim das Supercopas Sub-17 e Sub-20, além do Brasileirão de Aspirantes Sub-23, que o rubro-negro já não disputava.

Leia mais: Goleiros de Seleção e artilheiros: 7 promessas do Flamengo para ficar de olho em 2023

Primeiramente, a bola rola para o Brasileiro Sub-20 do dia 1º de março até o 12 de agosto. Em seguida, começa o Sub-15 de março até junho. No infantil, ainda não se sabe quais serão os clubes participantes e nem a fórmula de disputa.

Por fim, a Copa do Brasil Sub-17 será realizada no mesmo período. Dessa forma, no segundo semestre, estão previstos a Copa do Brasil Sub-20, que vai de agosto até outubro, assim como o Brasileirão juvenil.

Histórico do Flamengo nas competições

Os Garotos do Ninho conquistaram o Campeonato Brasileiro Sub-17 duas vezes. A primeira em 2019, com Lázaro decidindo as finais contra o Corinthians. E posteriormente em 2021, contra o Vasco, com a dupla da base do Flamengo Victor Hugo e Matheus França voando em campo.

Já no Sub-20, os crias levaram a taça do Brasileirão de 2019 derrotando o Palmeiras na final. Aquele time contava jogadores conhecidos, por exemplo: Natan, Ramon, Yuri César e Rodrigo Muniz.

Competições Conmebol e FIFA

No ano de 2023 também estão previstas competições internacionais que devem ter a presença de Garotos do Ninho. O Sul-Americano Sub-20 vai de janeiro até fevereiro, o Sub-17 de março a abril e por fim o Sub-15 entre novembro e dezembro.

Caso a Seleção Brasileira se classifique, o Mundial Sub-20 é entre maio e junho, e a Copa do Mundo juvenil entre novembro e dezembro. São duas vagas para seleções da América do Sul.


Partilha
José Gustavo Felix
Autor

Aprendi a amar o futebol de base