Flamengo detalha importante trabalho para potencializar talentos da base
Nesta quarta-feira (14), o Flamengo publicou no YouTube da Fla TV um vídeo explicativo sobre um trabalho realizado na base. O Programa de Desenvolvimento Individual (PDI) é um mecanismo baseado em quatro pilares. De acordo com Hélio Fleischhauer, coordenador do PDI, os quatro pilares são: parte técnica, parte física, parte tática e parte mental.
Ainda segundo Hélio, o PDI abrange entre 5 a 8 atletas nas categorias sub-15, sub-16 e sub-17. Já no sub-20, mais atletas são abrangidos, mas Hélio não precisou a quantidade de atletas. Os trabalhos ocorrem nos contra-turnos, treinam de manhã e fazem o trabalho específico do PDI na parte da tarde.
Leia mais: Flamengo acerta com joia do Bahia
Hélio exemplifica como funciona a parte técnica do PDI com Lorran, atleta sub-17 integrado ao elenco sub-20. As comissões técnicas passam para Hélio as necessidades dos atletas e trabalha em cima disso. No caso de Lorran, o coordenador do PDI cita que Lorran não utilizava a perna não-dominante, mas que seu primeiro gol no profissional foi com a perna direita, mostrando a importância do trabalho.
Trabalho do Flamengo na base conta com nome de peso
O ex-lateral da Seleção Brasileira, Gilberto, foi quem comandou o Programa de Desenvolvimento Pessoal Individual. Atualmente, Gilberto é coordenador técnico da equipe sub-20 do Flamengo. Gilberto afirma que é uma honra ter coordenado o PDI e que é muito gratificante trabalhar no Flamengo. Além disso, o ex-lateral destaca a importância do trabalho e lembra que não tinha esse recurso na sua época.
Por fim, a Fla Tv também ouviu alguns garotos, que falaram sobre a importância do PDI. Felipe Teresa, atacante do sub-17, destacou sobre o trabalho com a perna não-dominante e falou sobre a assistência de perna direita em um jogo da Copa do Brasil. Lorran, do sub-20, também falou sobre a importância do trabalho com a perna não-dominante e lembrou de um gol no Fla-Flu sub-20.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.