Flamengo desperdiça semana de treinos antes de jogo-chave no Brasileiro
O jogo contra o Bahia é importantíssimo pelo Flamengo. Isso porque não sobrou mais nada na temporada a não ser lutar por uma vaga na Libertadores 2024. Neste momento, a vaga não está vindo, já que o time é só o sétimo colocado. Se quiser uma vaga direta na fase de grupos, precisa subir até o G4. Em um primeiro momento, é importante voltar a vencer para retornar ao G6, que dá vaga na pré-Libertadores.
Mas o time não soube preparar essa partida entre Flamengo e Bahia. Isso porque Jorge Sampaoli vem comandando os treinos do Flamengo desde terça-feira (26), mesmo com a decisão pela demissão já tomada após o vice na Copa do Brasil. Assim, o argentino comandou os treinos para o jogo contra o Bahia e só teve a demissão oficializada na noite desta quinta-feira (28).
Leia mais: Saiba tudo sobre Mário Jorge, que pode assumir como interino do Flamengo
Ou seja, antes de jogar contra o Bahia, o Flamengo só vai treinar sem Sampaoli na véspera do jogo. A tendência é que Mário Jorge, técnico do Sub-20, comande o time de forma interina, treinando a equipe e ficando na beira do campo contra o Bahia. Essa é mais uma amostra do amadorismo da gestão atual, já que Mário estava livre do calendário da base depois da eliminação na Copa OPG. Dessa forma, poderia ter preparado o time para o confronto contra o Bahia desde a reapresentação dos jogadores, na terça.
Com semana de treinos desperdiçada, já que os relatos são de passividade de Sampaoli, que esteve até sorridente no Ninho do Urubu aguardando a demissão nos treinos, o Fla chega precisando reencontrar o caminho da vitória contra o Bahia. Certamente isso fica mais difícil com os treinos focados no adversário dados por um técnico que nem estará na beira do campo.
Flamengo se agarra em retrospecto contra Bahia e Rogério Ceni
O atual técnico do Bahia é Rogério Ceni, e o treinador precisa quebrar um tabu contra o Flamengo. É que o ex-treinador do Mengão jamais venceu o Rubro-Negro na beira do campo desde que iniciou sua carreira como técnico. Desde 2017, são dez jogos e simplesmente dez derrotas. Ceni sequer conseguiu empatar com o Mais Querido.
O histórico do Bahia também preocupa os torcedores nordestinos. Desde 2019, o Flamengo engatou uma boa sequência de seis vitórias seguidas. Ao menos os dados estão a favor do Fla, que precisa se agarrar a isso para continuar mantendo esses tabus e enfim virar a chave em 2023.