Flamengo sofreu com desfalques na Copa América 2021; veja aproveitamento

06/06/2024, 15:45
Rubro-Negro vê cenário de baixas se repetir em 2024

As seleções já iniciaram as trajetórias pela Data-Fifa, e o Flamengo sofrerá com cinco desfalques durante a disputa da Copa América 2023. O clube pode jogar por até nove rodadas do Campeonato Brasileiro sem cinco titulares: Arrascaeta, De La Cruz, Matías Viña, Guillermo Varela e Erick Pulgar.

Em 2021, na última edição da Copa América, o Flamengo teve quase o mesmo número de convocados. Na ocasião, foram quatro. Everton Ribeiro e Gabigol foram chamados para defender a Seleção Brasileira, que na época era comandada por Tite, Arrascaeta se apresentou ao Uruguai e Maurícia Isla completou a lista do Chile.

Em briga por liberação, Flamengo vê Uruguai sequer relacionar quarteto contra México

Na época, o Flamengo jogou nove partidas desfalcado, visto que a Seleção Brasileira chegou até final, quando foi derrotada pela Argentina por 1 a 0, no Maracanã. Nestes nove confrontos, o Rubro-Negro registrou cinco vitórias e quatro derrotas, um aproveitamento de 55,5%.

Cabe destacar que por sete das nove partidas o Fla jogou completamente desfalcado, venceu quatro confrontos (América-MG, Coritiba, Fortaleza e Cuiabá) e perdeu três (Red Bull Bragantino, Juventude e Fluminense).

A Copa América de 2021 foi realizada entre os dias 13 de junho e 20 de julho. Na ocasião, a Seleção Brasileira, por exemplo, se apresentou no dia 11 de junho. Everton Ribeiro foi a campo no jogo da véspera, dia 10, contra o Coritiba, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. Gabi, Isla e Arrascaeta não atuaram. O Rubro-Negro venceu por 1 a 0.

Nos últimos dois dos nove jogos citados, o Flamengo contou com os retornos de Arrascaeta e Maurício Isla, visto que Uruguai e Chile foram eliminados nas quartas de final. Nas duas partidas em questão, o Mengo perdeu para o Atlético-MG por 2 a 1, e venceu a Chapecoense pelo mesmo placar.

Aproveitamento do Flamengo com desfalques em Copa América de 2021

13/6/21 – Fla 2 a 0 América-MG
16/6/21 – Fla 2 a 0 Coritiba (Copa do Brasil)
19/6/21 – Fla 2 a 3 Bragantino
23/6/21 – Fla 2 a 1 Fortaleza
27/6/21 – Juventude 1 a 0 Fla
1/7/21 – Cuiabá 0 a 2 Fla
4/7/21 – Fla 0 a 1 Flu
7/7/21 – Atlético-MG 2 a 1 Fla
11/7/21 – Fla 2 a 1 Chapecoense

Problemas podem se repetir em 2024

Neste ano, o Flamengo vai perder cinco titulares para a Copa América de 2024: Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela vão defender a Seleção Uruguaia, e Erick Pulgar foi convocado pelo Chile. Desta vez, o Brasil não terá nenhum representante do Rubro-Negro.

A questão envolvendo a convocação da Seleção Uruguaia, inclusive, gerou uma queda de braço entre a Celeste e o Flamengo. Isso porque o Rubro-Negro tentou a liberação do quarteto para o jogo contra o Grêmio, antes do início da Copa América.

A Seleção Uruguaia não aceitou o pedido do Flamengo, que bateu o pé e cogitou fretar um avião para trazer os jogadores para a partida. No entanto, uma regra da Fifa pode impedir essa liberação antes do início da Copa América.

@mrn_crf

Gabigol em festa | #Flamengo domina Seleção da 7ª rodada | Final do NBB Boletim MRN | Quinta-feira (6) 📰

♬ som original – MRN – Notícias do Flamengo – MRN – Notícias do Flamengo

Partilha