Flamengo sofre nova derrota no STF sobre 1987

17/05/2024, 14:40
Ministros do STF posam para foto oficial.

O Flamengo foi derrotado mais uma vez no Supremo Tribunal Federal (STF). A segunda turma do STF formou maioria nesta sexta (17) sobre a manutenção da decisão anterior que desconsidera o contexto histórico e aponta o Sport Recife como Campeão Brasileiro de 1987. Consequentemente, a posse da Taça das Bolinhas, dada ao primeiro clube pentacampeão brasileiro, fica com o São Paulo, que traiu decisão do Clube dos 13 ao vencer seu quinto título em 2007.

O Flamengo havia recorrido ao STF para que a justiça se adequasse à história e o declarasse pentacampeão brasileiro, o que aconteceu em 1992. Isso porque o Rubro-Negro é o verdadeiro campeão brasileiro de 1987. O STF usou a letra fria do regulamento alterado após organização do campeonato, que determinava o cruzamento dos finalistas dos módulos verde e amarelo.

Como Flamengo e Internacional seguiram a determinação do Clube dos 13 e não participaram do quadrangular final, o Sport Recife foi declarado campeão ao derrotar o Guarani. O time pernambucano foi campeão sem enfrentar nenhum dos grandes clubes do Brasil, algo inédito na história.

CBF deixa Carlinhos fora do Flamengo até junho; entenda

O relator do caso, Ministro Dias Toffoli, foi o primeiro a votar a favor do Sport Recife e do São Paulo. Nesta sexta (17), os Ministros André Mendonça e Edson Fachin acompanharam a relatoria. Ainda faltam os votos dos Ministros Gilmar Mendes e Nunes Marques, mas a decisão não pode ser alterada. O Flamengo não se manifestou sobre a decisão do STF.

Entenda a polêmica do Brasileirão 1987

O Flamengo se considera o verdadeiro campeão brasileiro de 1987. O Rubro-Negro venceu o módulo verde da Copa União, torneio organizado pelo Clube dos 13, após a CBF avisar que não teria condições de organizar o torneio naquele ano. Enciumada com o sucesso do novo campeonato, a entidade voltou atrás e organizou o módulo amarelo, com outros 16 clubes não incluídos no módulo verde.

A CBF impôs um cruzamento entre os finalistas dos dois módulos, mas o Clube dos 13 não aceitou. Flamengo e Internacional chegaram à final e após o título carioca, os dois se negaram a participar do cruzamento com Sport e Guarani. A CBF realizou o quadrangular apenas com dois times e o time de Recife foi campeão. Três décadas depois, o STF decidiu a favor do time pernambucano, em decisão coinfirmada nesta sexta (17).


Partilha