Flamengo derrota o Paulistano e segue em terceiro lugar geral do NBB
O time masculino de basquete do Flamengo bateu o Paulistano na noite dessa sexta-feira (18), pela 16a rodada da temporada 2021/2022 do Novo Basquete Brasil (NBB). O jogo válido pelo segundo turno aconteceu na Arena Carioca 1, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. Em partida equilibrada, o Rubro-Negro venceu por 73 x 70. Sem o norte-americano Dan Tucker, com suspeita de fratura em uma costela após cotovelada sofrida no jogo contra o Boca Juniors pela ultima rodada da fase de classificação da BCL Americas, o time de Gustavo de Conti teve que suar a camisa para vencer.
Leia Mais: Flamengo vai jogar em casa no Final 8 da Champions League Americas
Primeiro tempo equilibrado
Como já é tradicional nos encontros entre Flamengo e Paulistano, os dois primeiros quartos foram de grande equilíbrio. Os 10 minutos iniciais terminaram com vantagem de 20 x 18 para o Orgulho da Nação. Com 11 pontos, Yago foi o cestinha rubro-negro. Do lado paulista, Cauê com 5 pontos e Dória com 4 pontos foram os destaques.
O equilíbrio se acirrou no segundo quarto. Os dois times melhoraram na defesa e permitiram menos pontos dos ataques, com a parcial sendo de 16 x 15 para o Flamengo. JP Batista foi o cestinha com 5 pontos para o Flamengo e Fuzaro foi o maior pontuador do paulistano, também com 5 pontos. Os times foram para o intervalo com o placar em Flamengo 36 x 33 Paulistano.
Yago falou ao final da primeira etapa: “A gente sabe a qualidade do Paulistano. Eles são muito fortes no rebote. Permitimos seis rebotes ofensivos para eles, Temos que ficar ligados o tempo todo para vencer.”
Paulistano volta melhor do intervalo, mas Balbi decide no final
No reinício do jogo, o time paulista conseguiu melhor aproveitamento e venceu o terceiro quarto por 18 x 15. O aproveitamento dos dois times seguiu baixo. Com 5 pontos, Tulio da Silva foi o cestinha rubro-negro no quarto. Do lado do Paulistano, Cauê também fez 5 pontos. O terceiro quarto terminou empatado em 51 x 51.
Emoção até o último segundo. O quarto final viu os dois times trocarem pontos e chegarem aos três segundos finais com o placar em 71 x 70 para o Flamengo. Foi quando Franco Balbi converteu dois lances livres para colocar a vantagem em 73 x 70. O argentino foi o cestinha do Flamengo nos últimos 10 minutos, com 10 pontos, incluindo duas bolas de três. Os paulistas ainda tentaram armar uma jogada do meio de quadra para empatar, mas o arremesso de três não entrou. Vitória do Flamengo na Barra da Tijuca.
Flamengo segue firme em busca do Octa do NBB
Após o jogo, Balbi falou sobre a dificuldade de enfrentar o Paulistano: “A gente precisava muito jogar esse jogo. Jogar com o Paulistano exige muita concentração e determinação. É um time muito fisico, que empurra, agarra e joga intenso o jogo todo. Estamos chegando ao nivel que a gente quer jogar daqui para frente.”
No jogo, Balbi e Yago lideraram a pontuação do Flamengo com 15 e 14 pontos respectivamente e três bolas de três para cada um. Do lado do Paulistano, Cauê fez 19 pontos para ser o cestinha da partida.
Com a vitória, o Flamengo manteve a terceira colocação geral, com 20 vitórias em 24 jogos e 83,3% de aproveitamento. O próximo jogo do Rubro-Negro será na terça-feira (22), às 20h, no Maracanazinho.